PUBLICIDADE

Oriente Médio

Israel é o único país com arma nuclear, acusa embaixador

1 jun 2010 - 12h35
Compartilhar
Claudia Andrade
Direto de Brasília

O embaixador do Irã no Brasil, Mohsen Shaterzadeh, afirmou nesta terça-feira que o único país do Oriente Médio a possuir arma nuclear é Israel. Ele também voltou a negar que o Irã tenha planos de desenvolver urânio com essa finalidade.

"O único lugar no Oriente Médio que tem arma nuclear é Israel", disse o embaixador, reafirmando que as atividades iranianas com o uso de urânio estão sendo observadas pela Agência Internacional de Energia Atômica das Nações Unidas. Segundo reportagem do jornal The New York Times, o Irã teria capacidade para produzir duas bombas atômicas.

"Preferimos ver o lado positivo da declaração da agência. Isso mostra que eles não observam nenhuma ato militar no país. Todos os atos de energia do Irã estão sob a observação da agência".

O embaixador também elogiou a reação contrária da diplomacia brasileira contra o ataque israelense a um comboio que levava ajuda humanitária a Gaza. "A declaração forte para condenação desse ato criminoso de Israel, divulgado pelo Itamaraty demonstra que o Brasil é contra".

Sobre a resposta do Grupo de Viena (Estados Unidos, França, Rússia e a AIEA) à Declaração de Teerã, o embaixador diz que a expectativa é positiva. "Os países ainda estão confusos, talvez precisem de tempo para decidir. Mas acreditamos que vão dar uma resposta positiva".

O acordo prevê que o Irã enviará urânio pouco enriquecido para a Turquia e receberá em troca combustível para ser utilizado com fins pacíficos. O Grupo de Viena deverá ratificar o acordo.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade