PUBLICIDADE

Oriente Médio

Israel: cineasta brasileira está bem e não quis deixar país

31 mai 2010 - 18h43
(atualizado em 1/6/2010 às 11h22)
Compartilhar

As autoridades de Israel localizaram a cineasta brasileira Iara Lee com vida e em boas condições de saúde nesta segunda-feira. Ela estava em uma das embarcações da flotilha que seguiria para Gaza atacadas por soldados israelenses. Após ser localizada, ela não quis deixar o país voluntariamente e foi encaminhada para uma prisão onde aguarda para ser deportada.

Iara Lee estava entre os passageiros da embarcação atacada
Iara Lee estava entre os passageiros da embarcação atacada
Foto: Reprodução

No incidente desta manhã, ao menos 10 ativistas pró-palestinos foram mortos quando soldados atacaram o comboio de navios. Segundo o ministério, a cineasta possui três nacionalidades (ela é brasileira, descendente de coreanos e vive nos EUA) e seus familiares moram nos Estados Unidos. Ela constava como cidadã americana na lista de passageiros porque usava passaporte daquele país.

A diplomacia brasileira informou que o representante brasileiro em Tel Aviv acompanha a caso. No entanto, ainda não se sabe para onde a jovem será deportada.

O embaixador israelense no Brasil foi convocado para ouvir a manifestação de indignação do governo brasileiro e a preocupação com a situação da brasileira. A conversa entre o embaixador e a sub-secretária de assuntos políticos do Itamaraty, Vera Magalhães, durou cerca de uma hora na sede do ministério, em Brasília.

Segundo a representação israelense, o Itamaraty reiterou sua condenação ao ataque desta manhã e demonstrou preocupação com o futuro das negociações de paz com os palestinos. O enviado israelense afirmou que a ação humanitária tinha objetivo de "provocar" o Estado judeu.

Amorim

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse que o Brasil espera uma posição forte da Organização das Nações Unidas (ONU) em relação a Israel.

Amorim destacou que o próprio perfil da brasileira, Iara Lee, que estava em um dos navios atacados indica que não se tratavam de terroristas. "É uma cineasta, que fazia filmes com a questão ambiental. Não se trata de nenhuma terrorista", afirmou.

Com informações da Reuters e Agência Brasil.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade