PUBLICIDADE

Morte filho de Alckmin: causa de quebra de pá é investigada

Pilotos e especialistas descartam a suspeita de que alguém podia não ter apertado direito um dos parafusos do helicóptero

3 mai 2015 - 21h46
(atualizado em 4/5/2015 às 09h19)
Compartilhar
Exibir comentários
Thomaz Alckmin trabalhava como piloto
Thomaz Alckmin trabalhava como piloto
Foto: Instagram/ Thais Fantato

Um mês após a queda de um helicóptero que causou a morte de cinco pessoas em Carapicuíba, na Grande São Paulo - entre elas, Thomaz Alckmin, filho mais novo do governador Geraldo Alckmin -, novas informações surgem, contribuindo para o avanço das investigações sobre o acidente. 

Divulgadas pelo programa Fantástico, da Rede Globo, três fotografias inéditas descartam a suspeita inicial da polícia: a de que alguma das cinco pás do rotor principal da aeronave teria se soltado em pleno voo. 

Siga o Terra Notícias no Twitter

Pilotos e especialistas em aviação chegaram a suspeitar que alguém podia não ter apertado direito um dos parafusos. No entanto, tal hipótese foi descartada pelos investigadores. 

Thomaz Alckmin era amigo do piloto da aeronave que caiu em Carapicuíba
Thomaz Alckmin era amigo do piloto da aeronave que caiu em Carapicuíba
Foto: Twitter

Isso porque as imagens mostram que todos os parafusos que seguravam as pás ao rotor continuavam apertados, mesmo após o acidente. O que poderia ter acontecido para deixar o helicóptero desestabilizado, seria, portanto, a quebra de alguma das pás em pleno voo.

Pelas fotos, não dá para saber qual delas quebrou, e todas estão partidas, danificadas, devido à queda violenta sobre o telhado das casas em Carapicuíba. Mas a questão a ser discutida passa a ser o que teria causado a quebra de uma das pás.

Câmera flagra queda de helicóptero que matou Thomaz Alckmin:

O helicóptero caiu, por volta das 17h no dia 2 de abril, em cima de uma residência em obras. Além de Thomaz Alckmin, morreram o piloto Carlos Haroldo Isquerdo Golçalvez, 53 anos, o mecânio Paulo Henrique Moraes, 42 anos, ambos funcionários da Seripatri; e Erick Martinho, 36 anos, e Leandro Souza, 34 anos, mecânicos da Helipark, empresa de manutenção.

Segundo a empresa Seripatri, responsável pela operação da aeronave, o piloto tinha mais de 30 anos de experiência na profissão. O acidente, informou a empresa, ocorreu durante voo de teste, após a aeronave passar por manutenção preventiva.

O helicóptero era da marca Eurocopter, modelo EC 155, prefixo PPLLS, e tinha cerca de quatro anos de uso, com aproximadamente 600 horas de voo, de acordo com a Seripatri. A aeronave estava com sua documentação e manutenção em ordem.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade