Inquérito da polícia culpa Tim Lopes pela própria morte

07 de agosto de 2002 • 21h52 • atualizado em 08 de agosto de 2002 às 09h45

A polícia encerrou o inquérito sobre a morte de Tim Lopes culpando o jornalista da TV Globo pela própria morte. No inquérito, que levou 65 dias para ficar pronto, o inspetor Daniel Gomes, da 22ª DP, afirma que Lopes se colocou demais em risco ao tentar registrar imagens dos traficantes da Vila Cruzeiro, na Penha, zona norte do Rio, no dia 2 de junho. Nove pessoas são indiciadas pelo crime.

Ao explicar a morte, o inquérito afirma que Tim Lopes teria ido filmar traficantes e suas armas e não um baile funk organizado pelo tráfico. "No afã de efetuar melhores imagens dos traficantes, se colocou muito perto do perigo", afirma. A quadrilha do traficante Elias Maluco é responsabilizada pelo assassinato, mas não é especificado o papel de cada um dos nove indiciados na morte do jornalista.

Os traficantes são acusados de homicídio qualificado, formação de quadrilha e ocultação de cadáver. Dos nove indiciados, cinco estão presos, mas os principais nomes, inclusive Elias Maluco, estão em liberdade. Na próxima sexta-feira, o Ministério Público deverá divulgar se aceita a denúncia.

O apresentador do Jornal Nacional, William Bonner, leu nota oficial da TV Globo repudiando o resultado das investigações. O presidente do Sindicato dos Jornalistas do Rio, Nacif Elias, prometeu divulgar nota oficial também rejeitando a conclusão da polícia;

Redação Terra
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »