inclusão de arquivo javascript

 
 

Lula pretende recuperar todas ferrovias do Brasil

05 de maio de 2006 18h02 atualizado às 18h42

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira que pretende recuperar todas as ferrovias do Brasil. Ele participou da inauguração do trem turístico que ligará a cidade de Mariana a Ouro Preto, em Minas Gerais.

As obras de construção e recuperação da ferrovia foram iniciadas em agosto do ano passado com investimentos de R$ 48,5 milhões da CVRD. Ao todo, quase 19 quilômetros de trilhos e dormentes separam as duas cidades históricas, que são percorridos em pouco mais de uma hora.

Lula lembrou que, em breve, também será inaugurada a ferrovia Transnordestina, que ligará quatro Estados do Nordeste. Ele ressaltou ainda que pretende também fazer um "passeio" pela ferrovia do Pantanal.

O presidente demonstrou que quer transformar as ferrovias brasileiras em pontos turísticos, que ajudarão a movimentar a economia de certas regiões. Ele lembrou ainda que, no Brasil, houve um tempo que não se produzia nem trilhos, nem vagões. Segundo ele, agora, em São paulo, se produzem 10 mil vagões ¿ a maioria encomendada pela Vale do Rio Doce.

Redação Terra