inclusão de arquivo javascript

 
 

Gil quer discussão do 'modelo cultural' da TV digital

08 de março de 2006 11h35 atualizado às 12h23

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado da primeira-dama Marisa, visitou galeria de arte junto com o ministro da Cultura, Gilberto Gil, em .... Foto: AP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado da primeira-dama Marisa, visitou galeria de arte junto com o ministro da Cultura, Gilberto Gil, em Londres
Foto: AP

O ministro da Cultura, Gilberto Gil, disse nesta quarta-feira em Londres que o que importa no debate sobre a adoção de um sistema de TV digital no Brasil é a "discussão do modelo cultural da TV digital". Gil afirmou que não sabia se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já havia definido o sistema de TV digital - o diário Folha de São Paulo afirma que Lula já optou pelo padrão japonês, mas o anúncio oficial será feito na sexta-feira.

  • Veja mais fotos de Londres

    Segundo o ministro, "o importante é a discussão do modelo cultural da TV digital, para aproveitar o fato de ela ser mais democrática". "É um espaço mais democrático por ter coisas do tipo TV para educação, TV para saúde e e-government (governo eletrônico)."

    Gilberto Gil acrescentou que "é importante que a escolha garanta a participação da tecnologia da indústria brasileira e da transferência de tecnologia para o Brasil". Gil fez as declarações ao ser questionado por jornalistas durante uma visita ao centro cultural Barbican, que abriga até maio a exposição "Tropicália - A Revolution in Brazilian Culture".

    Gil foi uma das "atrações" da visita ao Barbican feita pelo presidente Lula e por alguns ministros que o acompanham em sua visita oficial à Grã-Bretanha.

    Durante o curto passeio da comitiva pela exposição de arte, Gil vestiu um parangolé do artista Hélio Oiticica. Os parangolés de Oiticica são obras interativas que podem ser "vestidas" e revelam seus detalhes conforme a pessoa se movimenta.

    Vestido com o parangolé, Gil se movimentou um pouco e explicou ao presidente o significado daquela obra. Oiticica é o artista cuja obra Tropicália deu origem à denominação do movimento tropicalista do final dos anos 1960.

    À saída do local de exposição, Gil tomou um violão em suas mãos e cantarolou trechos da música Soy Loco Por Tí America.

    Chelsea
    Em seu discurso antes da visita, Gil começou misturando algumas frases em inglês e outras em português, deixando os tradutores confusos. Após uma "chamada de atenção" por parte de uma das pessoas que acompanhavam a comitiva, Gil decidiu continuar o discurso somente em inglês.

    O ministro começou fazendo menção ao futebol, citando o slogan dos torcedores do Chelsea, "to win or to loose, up to the blues" (ganhar ou perder, viva os azuis, numa tradução livre). "Quando vim para Londres, em 1969, fui morar em Chelsea e aprendi a apoiar este time local. (...) Eles não eram muito bons naquela época."

    Gil disse que recomenda ao presidente Lula escolher o Chelsea se ele quiser torcer por um time de Londres. O Chelsea é o atual campeão inglês e o líder do atual campeonato.

    Em seu discurso, Lula também falou sobre futebol. "A Inglaterra teve muita influência no Brasil, como no futebol, mas os estudantes acabaram ficando melhor que os professores", alfinetou o presidente, provocando risadas na platéia.

    Lula disse ainda esperar que Brasil e Inglaterra possam fazer a final da Copa do Mundo. "E que vença o melhor", disse.

    Tropicália
    Após a curta visita à exposição, Lula encontrou-se com alguns representantes da comunidade brasileira na Grã-Bretanha e ouviu manifestações de apoio e alguns pedidos, como o do juiz de futebol aposentado e estudante de direito Carlos Mellinger.

    Morando em Londres há sete anos, Mellinger pediu a Lula que assinasse uma manifestação de apoio ao seu projeto de criar uma associação de brasileiros residentes na Grã-Bretanha.

    Antes de se retirar, Lula e a comitiva de ministros acompanharam uma apresentação de um grupo de música brasileira. A visita durou pouco menos de uma hora e terminou às 12h25 (9h25, horário de Brasília).

  • BBC Brasil
    BBC Brasil - BBC BRASIL.com - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC BRASIL.com.