Comerciantes protestam contra patente de rapadura

15 de dezembro de 2005 • 21h05 • atualizado às 22h02
Comerciantes fizeram protesto na Feira de São Cristóvão
Comerciantes fizeram protesto na Feira de São Cristóvão
15 de dezembro de 2005
O Dia

Comerciantes da Feira de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, protestaram nesta quinta-feira contra a Rapunzel, empresa alemã que patenteou a marca "rapadura" para o doce de cana-de-açúcar na Alemanha e nos Estados Unidos.

  • Leia mais notícias do jornal O Dia

    Por conta da patente - da qual a empresa já declarou não pretender abrir mão - um produtor brasileiro que queira exportar rapadura para um dos dois países terá que pagar direitos à Rapunzel.

    "Com que autoridade eles fazem isso? Vender lá fora é até bom para nós, mas não pode levar o nome. Vamos ressuscitar Lampião", promete o diretor cultural da Feira, Gilberto Teixeira.

    O presidente da Coopcampo (Cooperativa dos Comerciantes da Feira de Tradições Nordestinas do Campo de São Cristóvão), Agamenon de Almeida, ameaça contra-atacar fazendo o mesmo com uma tradição alemã: "Vamos registrar o chucrute. A rapadura é nossa!", bradou.

  • O Dia - © Copyright Editora O Dia S.A. - Para reprodução deste conteúdo, contate a Agência O Dia.
     
    Enviar para amigos
    Fechar por:
    Enviar para amigos
    Fechar por:

    Imprimir

    Fechar
    Mais vistos

    Notícias

    1. Carregando...
    leia mais notícias »