inclusão de arquivo javascript

 
 

Serra Gaúcha registra queda de neve

06 de julho de 2005 19h21 atualizado às 23h40

As cidades de Gramado e São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha, registraram queda de neve na noite desta quarta-feira. Em Gramado a precipitação ocorreu por volta das 19h e, segundo Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo, foi do tipo granular e não se tratou de neve congelada. Em São Francisco de Paula, entretanto, caíram flocos de neve, assim como nas cidades de Urupema e São Joaquim, em Santa Catarina, nesta madrugada.

  • Confira o tempo em sua cidade
  • Temperatura no Sul pode chegar a 3 graus negativos

    A temperatura em Gramado era de 2ºC, às 19h, mas, segundo os bombeiros, a sensação térmica era de 0ºC. Há uma chuva fina em toda a cidade, propícia para formação de mais neve durante a noite de hoje.

    A neve é resultado da queda nas temperaturas provocada por uma massa de ar polar que atua no Sul do Brasil. A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo está apurando se a precipitação foi neve granular ou gelo. Segundo o prognóstico da Estação, ainda há possibilidade de neve ou precipitação de gelo para as partes mais altas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina até a manhã desta quinta-feira.

    Há ainda uma remota chance de neve granular ou precipitação de gelo para a Grande Porto Alegre, área imediatamente a oeste da Lagoa dos Patos e sudeste gaúcho no decorrer do dia de hoje. Sob condições similares se produziu neve granular no ano passado em Novo Hamburgo no dia 12 de junho. Mais em direção à capital, nos últimos anos observou-se neve granular em Esteio no dia 1 de setembro de 2002 e na capital gaúcha durante a poderosa onda de frio de julho de 2000.

    Neve em Santa Catarina
    Em Santa Catarina, nevou em dois pontos de Urupema, no Planalto Sul catarinense nesta madrugada. A noite foi a mais fria do ano e teve temperaturas de 3,5ºC negativos no município de São Joaquim, no Planalto Serrano.

    Não é possíver precisar o horário em que nevou na cidade de Urupema, mas moradores indicaram que os flocos de neve caíram por volta das 5h da manhã. Houve registros de neve no Morro das Torres, que tem 1,7 mil metros de altura, e num ponto mais abaixo, próximo da sede do escritório da Epagri.

  • Redação Terra