inclusão de arquivo javascript

 
 

Violência atinge níveis recordes no Espírito Santo

24 de janeiro de 2005 18h43

Os índices de violência no Espírito Santo atingiram níveis recordes neste fim de semana. Da última sexta-feira à noite até a madrugada desta segunda-feira foram cometidos 20 assassinatos, 13 tentativas de homicídio, 15 tentativas e três estupros. O maior índice de violência foi registrado no segundo semestre do ano passado com 17 assassinatos em 48 horas.

Os números contrastam com o anúncio do secretário de segurança, Rodney Miranda, de que em 2004 os assassinatos haviam sido reduzidos e que a tendência era de queda por causa das ações policiais desenvolvidas.

Em Cariacica, três homens foram executados. Oito bandidos chagaram à pé, armados de escopetas e revólveres e liquidaram três rapazes que se encontravam em uma caminhonete S-10. Eles haviam ido até um centro espírita, no bairro Nova Esperança II, em Cariacica, região metropolitana de Vitória, para participar de uma festa no local. Até agora, ninguém foi preso.

Em Vitória, houve três mortes. Em todos os casos, a suspeita é a de que os crimes tenham ligação com o tráfico de drogas. Em Jesus de Nazaré, Jabour e Enseada do Suá, bairros de Vitória, os crimes também podem ter relação com drogas.

O secretário Rodney Miranda tem afirmado que, desde o inicio do funcionamento do Centro Integrado de Operações e Defesa Social (Ciodes), a criminalidade foi reduzida e o atendimento policial ganhou mais mobilidade. Mas as queixas são as de que cidadãos ficam até 20 minutos tentando falar com o Ciodes. O Centro faz parte de um equipamento denominado "Guardião", com capacidade de gravar até 300 telefonemas ao mesmo tempo, mas que não tem apresentado muito resultado.

A aquisição do equipamento foi questionada por deputados que queriam instalar uma CPI para apurar se a compra foi feita sem licitação. As informações dão conta que é um equipamento israelense de alta tecnologia, capaz de rastrear qualquer tipo de ligação telefônica feita no estado.

Jornal do Brasil
Jornal do Brasil