
Os ventos do tornado teriam chegado a cerca de 150 km/h
Foto: Climatologia São Leopoldo / Madelaine Galli/Divulgação
O primeiro tornado atingiu a cidade por volta das 15h30. Segundo o agrônomo Ronaldo Coutinho, do instituto Climaterra, o tornado - fenômeno meteorológico caracterizado por fortes ventos na forma de um redemoinho - teria entrado em contato com o solo por cerca de cinco minutos, ao longo de alguns quarteirões da cidade. Disse, ainda, que o tornado pode ser classificado entre a categoria F1 e F2 (de uma escala que vai até F5). O segundo tornado foi registrado cerca de uma hora depois, com a mesma intensidade.
Avaliações iniciais da Defesa Civil indicam que cerca de 50 casas ficaram completamente destruídas. Daisi Vieira Pinto, 68 anos, morreu de parada cardíaca depois de assustar-se com o tornado. Grupos do corpo de Bombeiros e do Exército estão nos bairros do Pinheirinho e Vila Manaus, os mais afetados, ajudando no socorro às pessoas afetadas, e os desabrigados serão encaminhados ao ginásio municipal.
A Defesa Civil de Santa Catarina, bem como instituições de observação meteorológica, como a Climatologia Urbana de São Leopoldo (RS), estão tentando tranqüilizar a população dos Estados do Sul do Brasil, dizendo que não há perigo de outros tornados atingirem a região no momento. Eles também fazem questão de reiterar que um tornado é um evento de curta duração e pequeno raio de ação, não podendo ser confundido com furacões, tufões ou ciclones extra-tropicais.
- Redação Terra