inclusão de arquivo javascript

 
 

O secretariado de José Serra em São Paulo

O prefeito eleito de São Paulo, José Serra (PSDB), anunciou quase todo o seu secretariado até a primeira quinzena de dezembro. Ainda faltam ser divulgados os nomes que preencherão as pastas de Segurança, Meio Ambiente e Habitação. Além disso, serão criadas três novas secretarias: de serviços, de jovens, idosos e terceiro setor e outra para os deficientes físicos. Confira os nomes já anunciados:

  • Comunicação: Sérgio Kobayashi
    Aos 48 anos, o jornalista foi presidente da Imprensa Oficial do Estado no governo Mario Covas/Geraldo Alckmin e diretor da mesma instituição na gestão de Franco Montoro. Foi responsável pela coordenação da infra-estrutura da campanha eleitoral que elegeu José Serra. Desempenhou a mesma tarefa nas campanhas de Mario Covas a presidente da República (1989) e a governador do Estado de São Paulo (1994 e 1998). Também assessorou Covas durante a Assembléia Nacional Constituinte e na Prefeitura da capital.

  • Cultura: Emanuel Araújo
    Aos 64 anos, o artista plástico baiano é o curador do recém inaugurado Museu Afro Brasil, instalado no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega e ex-diretor do Museu-Pinacoteca do Estado de São Paulo. Cursou Escola de Belas Artes da Universidade da Bahia e estudou gravuras com Henrique Oswald Nascido.

  • Desenvolvimento Social: Antonio Floriano Pesaro
    Aos 36 anos, foi secretário-adjunto da Casa Civil do Governo Geraldo Alckmin. É formado em filosofia pela Universidade São Paulo, pós-graduado em administração pública e liderança pela Escola de Governo de São Paulo e especialista em processo legislativo e relações executivo-legislativo pela Universidade de Brasília. Em Brasília, durante a gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso, atuou nos ministérios da Justiça, da Previdência e Assistência Social e da Educação. Foi ainda membro do Conselho dos Direitos da Pessoa Humana.

  • Educação: José Aristodemo Pinotti
    Secretário estadual da Educação (1986-1987) durante o governo Franco Montoro, implantou o Programa de Formação Integral da Criança. Foi reitor da Unicamp (1982-1986). É graduado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

  • Esportes: Marco Antonio Capovilla Tortorello
    Aos 41 anos, está no seu segundo mandato como deputado estadual pelo PPS. É formado em Direito pela Universidade São Francisco de Bragança Paulista e em Educação Física pela Universidade ABC.

  • Finanças: Mauro Ricardo Machado Costa
    Aos 42 anos, é funcionário de carreira do Governo Federal no cargo efetivo de auditor-fiscal da Receita Federal. Administrador de empresas, com pós-graduação em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas, atua no serviço público há 23 anos.

  • Gestão Pública e Abastecimento: Januário Montone
    Aos 49 anos, é ex-presidente do Fundo Nacional de Saúde e trabalhou com José Serra no Ministério da Saúde. Foi o primeiro diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

  • Governo: Aloysio Nunes Ferreira Filho
    Aos 59 anos, foi ministro chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, ministro da Justiça, vice-governador do Estado de São Paulo e secretário estadual dos Transportes Metropolitanos.

  • Infra-estrutura Urbana e Obras: Antonio Arnaldo de Queiroz e Silva
    Aos 70 anos, foi secretário de Abastecimento do Governo do Estado (1987-1988), secretário de Vias Públicas da Capital (1984-1985), chefe da Divisão de Planejamento da Companhia Siderúrgica Nacional e diretor da Companhia do Metrô.

  • Negócios Jurídicos: Luiz Antônio Guimarães Marrey
    Aos 49 anos, é formado em Direito pela USP e leciona Direito Penal da Universidade Paulista (Unip) desde o início dos anos 90. Procurador Geral de Justiça do Estado de São Paulo de 1996 a 2004, Marrey ingressou no Ministério Público do Estado de São Paulo em 1980.

  • Planejamento: Francisco Vidal Luna
    Aos 58 anos, atuou na Secretaria da Fazenda durante o governo de Franco Montoro e como ministro de Planejamento do ex-presidente José Sarney, entre outros. No setor privado foi presidente do Banco Inter American Express S.A..

  • Saúde: Cláudio Luiz Lottenberg
    Médico formado pela Escola Paulista de Medicina - UNIFESP, Cláudio Luiz Lottenberg é mestre e doutor em Oftalmologia. Atua como professor co-orientador do curso de Pós-Graduação em Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo e é presidente do Hospital Israelita Albert Einstein, onde também é membro do corpo clínico.

  • Subprefeituras: Walter Meyer Feldman
    Aos 50 anos, é autor da Lei que instituiu a política municipal de atendimento aos direitos da criança e do adolescente, que inclui a criação do Conselho da Criança e do Adolescente e do Conselho Tutelar. Deputado estadual por dois mandatos, é hoje deputado federal pelo PSDB e vice-líder do partido na Câmara Federal, onde participa da Comissão de Desenvolvimento Territorial Urbano e preside a Sub-Comissão Permanente de Ordenamento Territorial das Regiões Metropolitanas. Foi secretário da Casa Civil do governo Mário Covas.

  • Trabalho: Gilma Viana
    Aos 45 anos, o cientista político coordenou, em 1995, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) junto ao Ministério do Trabalho e assessorou diversas entidades de trabalhadores, como o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, a Federação dos Trabalhadores das Indústrias de Alimentação e a Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos. Atuou como consultor da Secretaria de Estado do Trabalho, em 2003. Nas últimas eleições à Prefeitura, coordenou o programa de governo do candidato Paulo Pereira, que, no segundo turno, apoiou a candidatura de Serra.

  • Transportes: Frederico Victor Moreira Bussinger
    Aos 54 anos, o mineiro Bussinger é engenheiro eletricista e economista formado pela Universidade de São Paulo. Ocupou os cargos de diretor de gestão portuária da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), presidente da Companhia de Trens Metropolitanos (CPTM), presidente do Conselho de Administração da Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA) e presidente do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) por duas vezes.

  • Grupo Executivo da Mobilidade (GEM): Rogério Belda
    Aos 68 anos, é engenheiro formado pela PUC-RJ, com especialização em Transporte Urbano e Estatística Econômica no Institut d'Études du Développment Economique et Social - IEDES, da Université Paris. Atualmente é assessor da Diretoria de Planejamento do Metrô de São Paulo e vice-presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos - ANTP, cargo que ocupa desde 1998.

  • Companhia de Engenharia de Tráfego (CET): Roberto Salvador Scaringella
    Aos 64 anos, é engenheiro civil formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Foi o fundador e primeiro presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), de 1976 a 1982, cargo que exerceu novamente de 1986 a 1987. Já dirigiu a Companhia do Metropolitano de São Paulo e o Departamento de Operações do DSV. Presidiu o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e foi secretário municipal de Transportes, entre 1986 e 1987. Também é formado em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Cásper Líbero.

  • SPtrans: Ulrich Hoffmann
    Aos 64 anos, é engenheiro formado pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica - ITA. Atua como consultor de empresas, já tendo trabalhado junto a Organização das Nações Unidas - ONU, no exterior. Foi Diretor de Planejamento e Desenvolvimento da CEAGESP.

  • Redação Terra