inclusão de arquivo javascript

 
 

vc repórter: greve no Rio completa seis dias com manifestações

29 de setembro de 2009 19h23

Bancários se reuniram no centro do Rio de Janeiro; agências mantiveram portas fechadas. Foto: José Carlos Pereira de Carvalho/vc repórter

Bancários se reuniram no centro do Rio de Janeiro; agências mantiveram portas fechadas
Foto: José Carlos Pereira de Carvalho/vc repórter

A greve de cerca de 18 mil trabalhadores, segundo levantamento do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro (RJ), completou seis dias nesta terça-feira com agências fechadas e reuniões para discutir o assunto no centro da cidade.

Uma caminhada partindo do Buraco do Lume em direção à Candelária teve início às 17h, reunindo cerca de 300 pessoas. Após rejeitarem uma proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), eles mantêm a greve que, segundo o Sindicato cerca de 715 agências.

Segundo o carioca José Carlos Pereira de Carvalho, clientes, aposentados e pensionistas estão recorrendo às lotéricas e aos caixas eletrônicos para receber e efetuar pagamentos.

As reuniões e manifestações devem continuar nesta quarta-feira, 30, quado uma assembleia unificada deve ser realizada às 18h na Galeria dos Empregados do Comércio, no centro do Rio. De acordo com seu site oficial, o Sindicato dos Bancários carioca vai denunciar ao Ministério Público do Trabalho as intimidações feitas pelos bancos contra os trabalhadores, que iriam contra a Constituição Federal ao ferir o direito de greve.

São Paulo

Em São Paulo, os funcionários do Banco do Brasil manterão negociações com a direção da Federação Nacional das Associações de Bancos (Fenaban), às 14h, nesta quarta-feira.Na quinta-feira, os empregados da Caixa Econômica Federal se reúnem com a a Fenaban, às 15h. Às 10h, o comando nacional da greve dos bancários se reúne com a Federação, também em São Paulo.

Segundo levantamento Confederação Nacional dos Trabalhadores Financeiros (Contraf-CUT), 6.449 agências em todo o país aderiram à greve.

O internauta José Carlos Pereira de Carvalho, do Rio de Janeiro (RJ), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Com informações da Agência Brasil

vc repórter
vc repórter