Hermano Freitas
Direto de São Paulo
Pelo menos um policial militar ficou ferido na noite desta terça-feira durante protesto contra a morte de uma moradora da favela Heliópolis, na zona sul de São Paulo, ocorrida na noite de ontem. Durante a manifestação, três automóveis foram incendiados, além de dois ônibus e um micro-ônibus. Um outro coletivo foi tombado pelos manifestantes.
A jovem, de 17 anos, foi atingida por uma bala perdida durante uma operação de guardas municipais de São Caetano do Sul na favela. Ela morreu com um tiro no pescoço. Durante o protesto, os moradores pediam justiça.
Segundo a PM, os veículos foram incendiados em diversas ruas para dificultar a entrada dos agentes na favela. O Corpo de Bombeiros foi para o local. Houve confronto entre os PMs e os manifestantes. Segundo a polícia, os moradores atiravam objetos, enquanto os policiais revidavam com balas de borracha.
Um casal que mora há 25 anos na favela de Heliópolis recebeu a equipe de reportagem do Terra em casa, que precisou se abrigar do confronto que ocorria durante a queima de um dos ônibus. Segundo eles, que preferiram não se identificar, é a primeira vez que ocorre um incidente do tipo na rua em que moram, Almirante Delamar, uma das vias que cortam a favela e dão acesso a São Caetano. "Quem faz isso não é gente, não. É animal. E é melhor nem ofender os animais", disse a dona de casa, de 60 anos.
Segundo testemunhas, os policiais atiravam indiscriminadamente onde havia concentração de pessoas. "A polícia pode muitas vezes atingir quem não tem nada a ver com a história. Vai ter muito trabalhador ferido amanhã", disse um açougueiro que não quis se identificar.
Enquanto a polícia tentava conter a ação na comunidade, manifestantes roubaram um caminhão que passava pela avenida das Juntas Provisórias. Uma carreta foi depredada por outro grupo. Segundo o motorista do segundo veículo, de 30 a 40 pessoas cercaram o caminhão atirando paus e pedras na lataria e nos vidros.
A PM informou que manifestantes foram detidos, mas não soube precisar quantos. A corporação não informou para onde o policial ferido foi encaminhado.
Por causa do confronto, foram interditadas a avenida Almirante Delamare, o complexo Mackenzie, a estrada das Lágrimas e a rua do Grito.
- Redação Terra


Assista agora »
Assista agora »
