inclusão de arquivo javascript

 
 

Operação policial deixa 1,2 mil alunos sem aula no Rio

19 de agosto de 2009 08h37 atualizado às 16h37

Polícia apreendeu armamento em operação. Foto: Fellippo Brando/Futura Press

Polícia apreendeu armamento em operação
Foto: Fellippo Brando/Futura Press

Anderson Ramos

Direto do Rio de Janeiro


Policiais civis invadiram nesta manhã uma escola municipal na região do Catumbi, zona norte do Rio de Janeiro, em busca de traficantes que teriam se escondido no local. A direção da Escola Municipal Estados Unidos, na rua Itaperu, dispensou os 1,2 mil alunos devido à operação e informou que não haverá aulas durante todo o dia.

Na operação, realizada nos morros da Coroa e da Mineira, quatro pessoas foram presas e uma foi detida. Entre os presos então Jorge Antonio Marques, foragido do sistema prisional, e Juan de Castro Lucas, 21 anos, conhecido como Gordo e considerado o "número 2" na hierarquia do tráfico de drogas nos morros da Mineira e da Coroa.

De acordo com o delegado Pedro Medina, da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), a polícia tentava localizar a quadrilha que realizou, na semana passada, um arrastão no túnel Santa Bárbara. Também havia a denúncia da existência de um paiol no alto do morro e de que bandidos estavam escondidos na escola municipal, que foi cercada.

Cerca de 100 policiais contaram com o apoio de dois helicópteros e um veículo blindado, o caveirão, na busca pelos suspeitos. Um dos helicópteros fez buscas na região da mata. Houve um intenso tiroteio no início da operação. Participaram da ação a Core, a Delegacia de Combate às Drogas (Decod) e a Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis.

Foram apreendidos um fuzil de caça, uma metralhadora israelense e duas pistolas 9 mm. Em uma das casas, policiais encontraram duas araras e jóias. A polícia vai aguardar a chegada do dono da residência para ouvi-lo sobre a procedência das jóias, pois suspeita que elas tenham sido roubadas no arrastão ocorrido no túnel Santa Bárbara.

Arrastão
Na última terça-feira, a pista sentido Catumbi do túnel Santa Bárbara ficou fechada por 20 minutos, depois que ladrões atravessaram um carro na pista e roubaram quatro vítimas. Não houve feridos na ação.

Os homens entraram pela pista sentido zona sul, entraram no by pass (passagem de emergência que liga as pistas), deixaram o veículo na contramão para parar o tráfego e roubar motoristas que vinham sentido centro.

A polícia confirmou que nove carros foram abandonados no túnel durante o assalto.

Redação Terra
  1. Um fuzil e três pistolas foram apreendidos nos morros da Coroa e da Mineira, no Rio de Janeiro  Foto: Fellippo Brando/Futura Press

    Um fuzil e três pistolas foram apreendidos nos morros da Coroa e da Mineira, no Rio de Janeiro

    Foto: Fellippo Brando/Futura Press

  2. Além das armas, a polícia encontrou 32 saquinhos de maconha  Foto: Fellippo Brando/Futura Press

    Além das armas, a polícia encontrou 32 saquinhos de maconha

    Foto: Fellippo Brando/Futura Press

  3. Os traficantes Jorge Antônio Marques Cavadas (esq.) e Juan de Castro Lucas Pereira, o Gordo, foram presos  Foto: Fellippo Brando/Futura Press

    Os traficantes Jorge Antônio Marques Cavadas (esq.) e Juan de Castro Lucas Pereira, o Gordo, foram presos

    Foto: Fellippo Brando/Futura Press

  4. A operação mobilizou cerca de 120 policiais  Foto: Fellippo Brando/Futura Press

    A operação mobilizou cerca de 120 policiais

    Foto: Fellippo Brando/Futura Press

/brasil/foto/0,,00.html