inclusão de arquivo javascript

 
 

Chuva ultrapassa média histórica para agosto no RS

10 de agosto de 2009 13h38 atualizado às 15h58

Nível de córrego subiu na Vila Santa Cecília, em Viamão. Foto: Clóvis Araujo/vc repórter

Nível de córrego subiu na Vila Santa Cecília, em Viamão
Foto: Clóvis Araujo/vc repórter

As fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul nos últimos dias deixaram 53 pessoas desabrigadas na capital do Estado, Porto Alegre. Segundo informações da Coordenadoria de Defesa Civil do município, nesta segunda-feira houve alagamento em vários pontos da cidade. A média pluviométrica dos últimos três dias foi de 156 mm, o que ultrapassou a média histórica para o mês de agosto, que é de 145 mm.

A Defesa Civil informou que as pessoas desabrigadas devem voltar a suas casas nesta segunda-feira ou, no mais tardar, amanhã, pois a previsão é de que as chuvas cessem ainda hoje.

Em São Sebastião do Caí, o nível do Rio Caí subiu 11 m, e 120 pessoas estão desabrigadas, conforme informações da Coordenadoria de Defesa Civil Estadual. Em Lajeado, o Rio Taquari também ultrapassou o nível normal, o que levou a Defesa Civil do município a remover 165 famílias de suas moradias.

Em Viamão, na região metropolitana, as chuvas fizeram transbordar o arroio Feijó, que corta o município e passa também pela capital e pela vizinha Alvorada. O fenômeno começou no domingo à tarde e, segundo a Secretaria de Assistência Social do município, evoluiu rapidamente. Às 21h, a água já invadia casas no bairro Augusta Meneguini.

Nesta segunda-feira, a Prefeitura atendia às famílias que passaram a noite em casas de parentes e amigos. Mais de 20 já haviam contatado o órgão e aproveitavam o sol para limpar os imóveis e avaliar os danos. O arroio e seus afluentes banham as vilas Augusta e Cecília, na divisa com Porto Alegre. No bairro Aparecida, três casas foram atingidas por deslizamentos de terra.

A previsão do tempo para o estado hoje era de sol com nuvens e chuva de manhã. Amanhã a previsão é de sol com algumas nuvens no decorrer do dia.

Agência Brasil

Colaborou para esta matéria o internauta Clóvis Araújo, de Viamão (RS), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
vc repórter