Notícias » Brasil » Brasil

 vc repórter: Rio proíbe fumo em locais fechados
01 de junho de 2009 11h42 atualizado às 12h24

Encenação sobre dependência do cigarro chamou a atenção de adultos e crianças. Foto: José Carlos Pereira de Carvalho/vc repórter

Encenação sobre dependência do cigarro chamou a atenção de adultos e crianças
Foto: José Carlos Pereira de Carvalho/vc repórter

Um ator preso dentro de um maço de cigarros de 3 m de altura em Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ), chamou a atenção para o decreto da Prefeitura da cidade que proíbe o fumo em locais coletivos fechados, públicos ou privados, e que entrou em vigor neste domingo.

Com o decreto, só será permitido que as pessoas fumem em áreas externas de prédios e estabelecimentos comerciais, bares e restaurantes.

A performance fez parte da série de atividades organizadas para o Dia Mundial sem Tabaco. A encenação, que mostrava a reação de um dependente na ausência do cigarro, impressionou de adultos e crianças. A intenção era alertar para a necessidade de ambientes fechados totalmente livres da fumaça do cigarro.

Para reforçar a campanha e orientar a população, a Secretaria Municipal de Saúde montou, na Avenida Atlântica, tendas de atendimento e orientação, teste da dependência da nicotina e avaliação de lesão de boca. Um cartaz mostrava o que um fumante poderia comprar usando o dinheiro gasto em maços de cigarro.

As atividades encerraram parte de uma programação de seis dias de atividades contra o tabagismo na cidade. A Prefeitura do Rio oferece tratamento gratuito contra o tabagismo em 76 unidades da Secretaria Municipal de Saúde.

O internauta José Carlos Pereira de Carvalho, do Rio de Janeiro (RJ), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Com informações da Agência Brasil
vc repórter
vc repórter
  1. Ator faz encenação sobre dependência do cigarro no bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro

    vc repórter
    Foto: José Carlos Pereira de Carvalho/vc repórter

  2. Um cartaz mostrava o que poderia ser comprado com o dinheiro gasto em maços de cigarro

    vc repórter
    Foto: José Carlos Pereira de Carvalho/vc repórter

  3. Bicicletas ergométricas foram usadas para testes de saúde

    vc repórter
    Foto: José Carlos Pereira de Carvalho/vc repórter

  4. Quem passou pelo local também teve outros serviços à disposição

    vc repórter
    Foto: José Carlos Pereira de Carvalho/vc repórter

/brasil/foto/0,,00.html