Notícias » Brasil » Brasil

 vc repórter: homem desesperado escala portão da GM em São Caetano
14 de abril de 2009 09h27 atualizado às 21h48

Homem segura objeto pontiagudo sobre portão da empresa, na Grande São Paulo. Foto: Felipe G. Fiad/vc repórter

Homem segura objeto pontiagudo sobre portão da empresa, na Grande São Paulo
Foto: Felipe G. Fiad/vc repórter

Um funcionário da General Motors (GM), de 36 anos, escalou por volta das 8h desta terça-feira o portão principal da fábrica de São Caetano do Sul (SP), na Grande São Paulo. Com um objeto pontiagudo em uma das mãos, ele chorava desesperado e não permitia a aproximação de bombeiros e policiais, que o acompanhavam na Avenida Goiás. O ato foi encerrado às 9h25 e o funcionário socorrido.

O homem ficou quase uma hora e meia sobre o portão, de cerca de 5 m de altura. Ao tentar ser abordado, ele se esquivou e se jogou do pórtico, caindo sobre uma lona estendida pelos bombeiros, o que amorteceu a queda. Segundo a GM, ele faz tratamento psiquiátrico.

Estiveram no local um caminhão do Corpo de Bombeiros e uma ambulância. Dezenas de pessoas acompanharam a movimentação com apreensão. O homem foi atendido inicialmente por uma médica da própria General Motors e depois encaminhado ao Hospital de Emergências Albert Sabin.

Às 11h50, a instituição emitiu nota informando que "o paciente encontra-se consciente e em estado estável". Ele chegou à unidade de saúde com fratura na coluna e passa por exames, como tomografia. Uma junta médica, com apoio de um psicólogo, avalia o estado de saúde física e mental do paciente.

No início da tarde, a pedido da família, o paciente foi transferido para o Hospital Brasil, instituição particular de Santo André, onde deverá ser avaliado por neurologistas.

A General Motors emitiu nota sobre o caso às 12h20. Leia na íntegra:

"A General Motors do Brasil informa que na manhã desta terça-feira, 14 de abril, foi surpreendida pela ação do funcionário (o nome foi preservado pelo Terra), do seu quadro efetivo, que subiu ao telhado de sua portaria principal e passou a discursar, para chamar a atenção do público, demonstrando aparente descontrole emocional.

O referido funcionário tem 36 anos, foi admitido na GM em abril de 1995 e trabalha no segundo turno da fábrica e em nenhum momento se cogitou de sua demissão.

As equipes de bombeiros da empresa e da Polícia Militar do Estado de São Paulo foram acionadas e tentaram demovê-lo da intenção de se jogar. Com os procedimentos de segurança adotados pelos bombeiros foi possível evitar sua queda ao chão.

O serviço de resgate do corpo de bombeiros da Polícia Militar agiu prontamente e transportou o funcionário ao Hospital Albert Sabin, de São Caetano do Sul, para os procedimentos médicos necessários.

A GM informa ainda que o (nome do funcionário) está em tratamento psiquiátrico."

Os internautas Felipe G. Fiad e Renan de Freitas, de São Caetano do Sul (SP) e Rafael Clerici, de Santo André (SP), participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
vc repórter

Vídeo foi enviado pelo internauta Diego Dias Fávero; segundo a empresa, o funcionário passa por tratamento psiquiátrico