inclusão de arquivo javascript

 
 

Software livre é arma de inclusão social, diz Lula

27 de julho de 2004 11h29 atualizado às 11h29

Lula desembarca em São Tomé e Príncipe. Foto: Agência Brasil

Lula desembarca em São Tomé e Príncipe
Foto: Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que os países em desenvolvimento precisam participar mais do mundo digital. Lula falou no discurso que fez durante os debates da 5ª Conferência da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

  • Opine: você acha que o software livre promove a inclusão social?
  • Fotos: imagens de Lula em sua segunda viagem à África

    O presidente defendeu o software livre como um mecanismo de inclusão social. "Vamos fazer da inclusão digital uma poderosa arma de inclusão social", disse o presidente brasileiro aos sete chefes de Estado e de Governo que participaram da reunião.

    O presidente acrescentou que o desafio agora é incluir todos os cidadãos da CPLP neste processo. "Os recursos da moderna tecnologia de comunicações contribuem para a transparência na administração pública. Estamos discutindo maneiras de fortalecer a cidadania e aperfeiçoar as instituições democráticas", disse.

    Lula ressaltou a urgência da inclusão digital e argumentou que a velocidade das transformações tecnológicas pode fazer os países em desenvolvimento perderem oportunidades no mundo de hoje. "O Brasil vem investindo em um inovador Programa de Governo Eletrônico para aprimorar a qualidade dos serviços públicos, em especial aqueles voltados aos setores marginalizados", lembrou. E citou as declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física, hoje transmitidas com segurança e comodidade pela Internet.

    A transparência dos atos governamentais, segundo o presidente, está diretamente ligada ao processo de informatização do Estado. Lula também defendeu a capacitação de profissionais, "em especial nas comunidades carentes, para utilizar as novas tecnologias de informação". E acrescentou: "O software livre responde a esses imperativos".

  • Agência Brasil