Hospital da FAB começa a atender flagelados em SC

01 de dezembro de 2008 • 06h27 • atualizado às 22h06
 Militares apresentam hospital de campanha ao governador Luiz Henrique
Militares apresentam hospital de campanha ao governador Luiz Henrique
01 de dezembro de 2008
Neiva Daltrozo/Governo de SC/Divulgação

A Força Aérea Brasileira (FAB) colocou em funcionamento nesta manhã um hospital de campanha para atender aos moradores do Alto Vale do Itajaí, região castigada por enchentes em Santa Catarina. A estrutura foi montada próximo ao aeroporto de Itajaí e visa a evitar uma possível calamidade na saúde pública, já que até agora existem registros de 21 casos suspeitos de leptospirose.

» Veja o mapa das chuvas em SC
» Veja: hospital atende até 400
» Vídeo: família vê desabamento em casa
» Confira o tempo em sua cidade
» vc repórter: mande fotos e notícias

Por volta das 8h30, a primeira pessoa foi atendida no hospital. Os atendimentos são referendados e os pacientes são levados ao local por alguma unidade de saúde. O horário de funcionamento é das 8h às 16h.

A estrutura possui 50 tendas e 30 leitos. O hospital tem capacidade para atender 400 pessoas por dia e conta com clínico geral, cirurgião-geral, ortopedista, cirurgião buco-maxilar, ginecologista, anestesista e pediatra. São 14 médicos, um dentista, três enfermeiros e 18 auxiliares.

"Este hospital não poderia ter vindo em melhor hora", disse o governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira. Segundo ele, as prioridades do governo são o resgate, atendimento e socorro às vítimas; o controle de epidemias - a cuidado da Secretaria de Estado da Saúde; e a reconstrução.

O equipamento saiu de Brasília em três aeronaves da FAB, no sábado. Cerca de 80 oficiais, entre equipe de apoio, enfermeiro e médicos especialistas nas áreas de ortopedia, geriatria, oftalmologia, ginecologia e clínica geral também desembarcaram em Santa Catarina.

O hospital de campanha foi uma das medidas emergenciais de socorro às vítimas anunciadas durante a visita do Ministro da Saúde José Gomes Temporão ao Estado, na última quarta-feira. A unidade é a mesma utilizada na selva Amazônica após o desastre com o vôo 1907 da Gol, em 2006.

Agência Brasil
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »