inclusão de arquivo javascript

 
 

vc repórter: sol deve voltar apenas na 4ª em SC

24 de novembro de 2008 08h55 atualizado às 09h30

Em Brusque, bombeiros utilizam bote para resgatar os atingidos pelas chuvas. Foto: Alvaro Walendowsky/vc repórter

Em Brusque, bombeiros utilizam bote para resgatar os atingidos pelas chuvas
Foto: Alvaro Walendowsky/vc repórter

A chuva deve começar a perder intensidade a partir desta tarde no Estado de Santa Catarina. Nas regiões mais afetadas pelas enchentes, no entanto, as precipitações devem ocorrer até quarta-feira, como é o caso da Grande Florianópolis, alto e médio vale do Itajaí-Açú e litoral norte do Estado. O sol deve aparecer apenas a partir da metade da semana nessas regiões.

» Vídeo: chuvas causam mortes em SC
» Veja mais fotos da chuva
» Confira o tempo em sua cidade
» vc repórter: mande fotos e notícias

A meteorologista Marilene de Lima, do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram/Epagri), afirma que a chuva diminui a partir da tarde de hoje nas cidades mais atingidas como Blumenau, por exemplo. No entanto, ainda pode haver chuva forte entre hoje e a próxima quarta-feira.

"A intensidade diminui, mas não se descarta uma ou outra trovoada forte que gere chuva nessa região. A maior parte do tempo deve ocorrer apenas uma chuva contínua", afirmou.

Já nas cidades mais ao norte do Estado, como Joinville e São Francisco do Sul, deve chover de forma contínua até pelo menos sexta-feira.

Ná na parte sul do Estado, na região das cidades de Laguna, Tubarão e Araranguá, a chuva deve diminuir nesta tarde e há possibilidade de o sol aparecer entre hoje e amanhã.

Em Brusque, as chuvas causaram deslizamentos e diversos pontos de alagamentos. Conforme informações da Defesa Civil do Estado, 100 residências foram interditadas devido a deslizamentos de terras, uma pessoa morreu e cinco pessoas levemente feridas. A cidade registra 300 desabrigadas e 160 desalojados. Cerca de 50% da cidade está sem energia elétrica.

Elevação das águas
O nível do rio Itajaí-Açu, que corta a cidade de Blumenau, chegou a 11,52 m à 0h desta segunda-feira, segundo a Defesa Civil Estadual. Pelo menos 250 ruas da cidade haviam sido atingidas. O boletim divulgado às 8h já demonstrava a diminuição do nível do rio, com marca de 10,86 m às 6h, no centro de Blumenau.

O internauta Alvaro Walendowsky, de Brusque (SC), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
vc repórter