inclusão de arquivo javascript

 
 

Maiores desmatadores devastaram 1,6 mil hectares cada

29 de setembro de 2008 13h24 atualizado às 13h44

Os 100 maiores desmatadores do País são responsáveis pela devastação de uma área média de 1,6 mil hectares. Juntos, eles desmatam o equivalente a cerca de 160 mil campos de futebol, segundo informou o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.

» Área desmatada da Amazônia dobra
» Minc divulgará maiores desmatadores
» País em conselho blindaria Amazônia
» Minc: desmatamento vai acabar até 2015

Os números fazem parte da Lista dos 100 Maiores Desmatadores do País, que será divulgada nesta tarde, às 15h, pelo Ministério do Meio Ambiente.

Segundo o estudo, de 100 acusados de devastação apenas 10 vão a julgamento e um é condenado. O ministro afirmou, entretanto, que pretende não apenas denunciar os suspeitos, mas garantir a punição dos criminosos.

"Nós criamos uma força-tarefa com a Advocacia Geral da União, a AGU, e o Ministério Público Federal para levar esse grupo para o banco dos réus para pegar uma prisão pesada, de preferência plantando muitas árvores até o resto da vida, para pagar pelos crimes ambientais que cometeram".

O ministro informou que todo o material apreendido pela força-tarefa, como grãos, toras e gado, será leiloado. Minc fez as declarações durante a abertura da 12ª Semana de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Agência Brasil