Reforma: governo reforça autonomia do Congresso

28 de agosto de 2008 • 14h41 • atualizado às 14h50

Marina Mello
Direto de Brasília

Brasília


O governo reforçou que, apesar de ter encaminhado sugestões de reforma política para o Congresso Nacional, o parlamento terá autonomia para efetuar a mudança. Em discurso realizado no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou o assunto chamando de "contribuição" as sugestões que foram encaminhadas ao Senado e ressaltando que caberá aos parlamentares efetuarem a reforma.

» Tarso: reforma deve desbloquear sistema

"Sabemos que a reforma do sistema político caberá aos deputados e senadores, mas queremos dar nossa contribuição para que o tema ocupe na agenda nacional o lugar de destaque que merece", disse o presidente.

Já o ministro das Relações Institucionais, José Múcio, seguiu a mesma linha e disse que o governo quer apenas ser parceiro do Congresso. "O governo sinalizou que quer ser parceiro e colaborar, visto que quem decide são deputados e senadores", afirmou.

Hoje, o presidente Lula fez um discurso ressaltando aspectos positivos de seu governo. Múcio, no entanto, negou qualquer tipo de caráter eleitoreiro na fala do presidente.

"Não tem nada a ver com eleição (os números apresentados por Lula). É para mostrar aos brasileiros. Aqui tem brasileiros que apoiam o governo, que não apóiam o governo, tem deputados e senadores da oposição. É para mostrar o Brasil que é de todos", disse o ministro.

Redação Terra
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »