SP: hospitais oferecem parto diferenciado às índias

18 de agosto de 2008 • 11h00 • atualizado às 11h00

A Secretaria de Estado da Saúde determinou que dez hospitais da capital, interior e litoral de São Paulo irão oferecer um atendimento diferenciado às índias gestantes das tribos guaranis, respeitando as tradições indígenas de alimentação pós-parto e entrega da placenta à mãe.

» Creches terão treinamento sobre refluxo
» vc repórter: mande fotos e notícias

Segundo a coordenadora de saúde do programa Povo Indígena da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Augusta Sato, algumas índias deixam de ter os filhos em hospitais por medo de não respeitarem suas tradições. Ainda segundo Augusta, cerca de 80% delas opta por ter o bebê na tribo, o que pode colocar em risco a vida das gestantes e dos recém-nascidos.

Os hospitais participantes do projeto irão oferecer às índias uma alimentação baseada em frango novo, arroz, mingau, milho e derivados e arroz, conforme preconiza a tradição indígena. Além disso, a tribo guarani também tem por costume enterrar a placenta após o nascimento do bebê. Nesses hospitais, a placenta será entregue à mãe em um saco branco leitoso possibilitando o ritual.

Os partos nos hospitais só serão realizados se for de interesse das gestantes e dos dirigentes das aldeias. Além disso, as parteiras poderão acompanhar a mulher durante o parto, já que muitas índias não falam português.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, os dez hospitais foram escolhidos de acordo com a localização próxima às tribos guaranis. O Estado de São Paulo conta com cerca de 2.500 índios vivendo em 15 tribos. Aproximadamente 60% dessa população é formada por mulheres.

Hospitais que terão atendimento diferenciado

Santa Casa de Ubatuba, em Ubatuba

Hospital Regional do Vale do Ribeira, em Pariquera-açu

Hospital São João, em Registro

Hospital Geral de Pedreira, na zona sul de São Paulo

Irmandade Sagrado Coração de Jesus, em São Sebastião

Hospital e Maternidade Interlagos, na zona sul de São Paulo

Hospital e Maternidade de Bertioga, em Bertioga

Hospital Regional de Itanhaém, em Itanhaém

Hospital e Maternidade de Mongaguá, em Mongaguá

Unidade Hospitalar de Peruíbe, em Peruíbe

Redação Terra
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »