A governadora paraense, Ana Júlia Carepa, aproveitou a passagem por Brasília ontem para tentar obter do Ministério da Saúde recursos para a construção de um novo hospital na capital de seu Estado. Segundo a governadora, o novo hospital abrigaria a Santa Casa de Misericórdia, onde morreram 253 bebês, entre janeiro e junho deste ano. Para ela, a construção de um novo hospital é a forma de evitar novos casos como as mortes ocorridas no setor neonatal da Santa Casa de Belém.
"Apresentamos um projeto básico e já há um compromisso entre o ministro da Saúde (José Gomes Temporão), o governo estadual e o deputado federal Zequinha Marinho (PSC) de buscarmos alocar recursos no Orçamento (da União) para garantir a construção desse hospital".
"A situação em que muitas criança chegam ali muitas vezes extrapola os poderes dos profissionais e dos equipamentos existentes. A solução é termos um novo hospital", disse a governadora.
Segundo a secretária de Governo, Ana Cláudia Cardoso, que acompanhava Ana Júlia, com a construção do novo prédio, o atual hospital passaria a servir exclusivamente como instituição de ensino. A estimativa do governo é que o projeto, entre obras e equipamentos, exija cerca de R$ 70 milhões e que demore entre dois e três anos para ser concluído. "Temos que preparar um projeto mais detalhado. A partir daí, para começar a obra, precisaremos da alocação de recursos".
A governadora também esteve no Banco do Brasil, onde tratou, entre outros temas, da possibilidade da instituição instalar em Belém um centro cultural como os existentes em outras capitais do País.
- Agência Brasil