Tarso quer reforma urgente em operações policiais

24 de julho de 2008 • 13h36 • atualizado às 13h38

Daniel Gonçalves
Direto do Rio de Janeiro

São Paulo


O ministro da Justiça, Tarso Genro, afirmou que há a necessidade de realizar reformas urgentes na atuação das operações policiais no País. Segundo ele, as penas para quem comete abuso de autoridade são brandas.

» Entenda a Operação Satiagraha
» Veja: Heráclito quer Satiagraha no STF
» Opine sobre as prisões na operação

"O que não pode é um agente expor o custodiado (preso) à execração pública como aconteceu nesta operação (Satiagraha). O (ex-)prefeito Celso Pitta foi gravado por uma emissora de televisão sendo preso de pijama. Nesse caso, o agente falhou."

O ministro disse que, em alguns casos, há o mau uso de algemas cuja finalidade é proteger o agente policial e o próprio preso. "Nas operações policiais realizadas no País ao longo do regime democrático, o agente policial vai fazer a custódia com algemas com dupla finalidade, se proteger e proteger o custodiado de si mesmo."

O ministro comentou também que o delegado Protógenes Queiroz ainda não está sendo acusado de nada, mas disse que a Polícia Federal está investigando se foi algum policial que provocou o vazamento das investigações para a imprensa.

Tarso pretende, ainda este ano, realizar uma reforma no Código Penal. "Vamos propor normas paralelas para garantir a simplificação dos inquéritos. Já estamos negociando uma segunda reforma no Código Penal."

Redação Terra
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »