Notícias » Brasil » Brasil

 Daniel Dantas deixa a carceragem da PF em SP
10 de julho de 2008 05h49 atualizado em 11 de julho de 2008 às 17h22

O banqueiro Daniel Dantas e mais 8 presos na Operação Satiagraha, da Polícia Federal, entre eles sua irmã Verônica, foram soltos no início desta quinta-feira. Eles foram beneficiados por um habeas-corpus concedido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, na noite de ontem.

» Vídeo: Dantas deixa cadeia
» STF concede habeas a 11 suspeitos
» MPF é contra concessão de habeas
» Opine sobre as prisões na operação

Os suspeitos, soltos por volta das 5h30, são ligados ao banco Opportunity. Outras duas pessoas ligadas ao Opportunity que tiveram prisão decretada, mas não foram encontradas pela PF, também foram beneficiadas pela decisão do STF.

Na decisão, o ministro considerou que não há fundamentos suficientes que justifiquem o decreto de prisão temporária dos 11 suspeitos, "seja por ser desnecessário o encarceramento para imediato interrogatório, seja por nada justificar a providência para fins de confronto com provas colhidas".

Dantas foi preso pela PF na manhã de terça-feira, na operação que também levou à cadeia o investidor Naji Nahas, o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta e outras 13 pessoas. A irmã de Dantas, Verônica, também presa, foi uma das beneficiadas com o habeas. Pitta e Nahas não estavam incluídos no pedido e permanecem presos.

Dantas, Pitta e Najas são acusados dos crimes de gestão fraudulenta, formação de quadrilha, evasão de divisas, lavagem de dinheiro e uso de informações privilegiadas, entre outros.

Na tarde de ontem, o Ministério Público Federal havia se manifestado contrário à concessão do habeas-corpus a Dantas. O parecer, do subprocurador-geral da República Wagner Gonçalves, havia sido enviado ao STF.

Beneficiados pelo habeas
Daniel Valente Dantas;
Verônica Valente Dantas;
Daniele Silbergleid Ninnio;
Arthur Joaquim de Carvalho;
Carlos Bernardo Torres Rodenburg;
Eduardo Penido Monteiro;
Dório Ferman;
Itamar Benigno Filho;
Norberto Aguiar Tomaz;
Maria Amália Delfim de Melo Coutrin;
Rodrigo Bhering de Andrade.

Redação Terra