inclusão de arquivo javascript

 
 

Conheça a trajetória de Ruth Cardoso

24 de junho de 2008 21h36 atualizado em 25 de junho de 2008 às 13h24

A antropóloga Ruth Correa Leite Cardoso nasceu em 19 de setembro de 1930 na cidade de Araraquara (SP). Ela era casada com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que exerceu o cargo por dois mandatos consecutivos - de 1º de janeiro de 1995 a 31 de dezembro de 2002.

» Veja fotos de Ruth Cardoso
» Veja mais fotos da ex-primeira-dama
» Confira a trajetória da antropóloga
» SP: Ruth Cardoso morre aos 77 anos
» Envie uma mensagem para a família

O casal se conheceu na Faculdade de Filosofia da USP, em 1948, e casou quatro anos depois. Eles tiveram três filhos.

Doutora em Antropologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP), trabalhou em instituições como a USP, Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Flacso/Unesco), Universidade do Chile (Santiago do Chile), Maison des Sciences de L'Homme (Paris), Universidade Berkeley (Califórnia) e Universidade Columbia (Nova York).

Ruth publicou trabalhos na área de Cultura e Política, tendo como foco movimentos sociais, participação política, imigração, juventude, comunicação de massa, violência e cidadania. Entre as obras que publicou estão A Aventura Antropológica (1988) e Bibliografia sobre a Juventude.

Fundadora da organização não-governamental (ONG) Comunitas, Ruth atualmente integrava o conselho diretor da entidade, que atua em projetos sobre democracia e responsabilidade social.

De acordo com o site da entidade, a Comunitas visa a dar continuidade às idéias e ações promovidas pela Comunidade Solidária, programa de combate à pobreza e à exclusão que vigorou nos dois governos de FHC.

Entre os programas desenvolvidos pelo Comunidade Solidária, estão o Alfabetização Solidária, Universidade Solidária, o Comunidade Ativa e Capacitação Solidária. Os programas deram origem aos benefícios Bolsa Escola e Bolsa Alimentação, embriões do Bolsa Família do governo Luiz Inácio Lula da Silva.

Redação Terra