Polícia

Polícia

Sexta, 16 de maio de 2008, 21h44 Atualizada às 22h52

Rio: funcionário do almoxarifado denunciou Faetec a MPF

Um funcionário do almoxarifado foi o responsável pela abertura de uma investigação da Polícia Federal sobre possíveis compras superfaturadas na Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), no Rio de Janeiro. O alerta do almoxarife foi feito ao Ministério Público Federal e resultou na Operação Raposa no Cofre, promovida ontem por homens da Delegacia Fazendária da Polícia Federal.

» Faetec: denúncia é infundada
» TCE determina inspeção em contas
» Polícia investiga supostos desvios

Erotildes Alves de Moura, 69 anos, percebeu que produtos adquiridos pela instituição estavam muito acima do preço e resolveu denunciar. O alerta do almoxarife foi feito ao Ministério Público Federal e resultou na Operação Raposa no Cofre, promovida ontem por homens da Delegacia Fazendária da Polícia Federal. Os agentes recolheram documentos na sede da Faetec, em Quintino, e na empresa Silva & Marques Cia, em Cascadura, na zona norte.

"Recebi o material da Silva & Marques e desconfiei dos preços. Tirei cópia das notas fiscais e fui às ruas fazer uma pesquisa. O fornecedor passou o detector de vazamento de gases por R$ 6,8 mil, mas isso custa R$ 95", destacou Moura, que trabalha há 10 anos na Faetec.

O almoxarife constatou outras compras acima do preço e ficou revoltado com a situação diante da dificuldade financeira enfrentada pela Fundação de Apoio à Escola Técnica. "Enquanto a escola está abandonada e os funcionários precisam pagar a passagem do próprio bolso, a Faetec está jogando dinheiro no ralo", disse.

A Polícia Federal apura quem são os responsáveis pelo superfaturamento. O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), José Maurício Nolasco, determinou a realização de uma inspeção especial na fundação.

Os auditores do TCE-RJ iniciarão a atividade na próxima segunda-feira. O trabalho vai verificar os indícios de irregularidades e poderá apresentar resultados em até 30 dias.

  • Imprima esta notícia
  • Envie esta notícia por e-mail

Busca

Busque outras notícias no Terra: