Trânsito

Trânsito

Quinta, 15 de maio de 2008, 20h15 Atualizada às 21h04

SP: secretário de Kassab defende pedágio urbano

O secretário municipal do Verde e Meio Ambiente da gestão de Gilberto Kassab (DEM) em São Paulo, Eduardo Jorge, defendeu o pedágio urbano como forma de viabilizar o trânsito na cidade durante as discussões do 1º Fórum Nossa São Paulo, realizado pelo Movimento Nossa São Paulo, que congrega cerca de 400 entidades da sociedade civil.

» vc repórter: mande fotos e notícias
» Opine sobre o pedágio urbano

O debate de abertura do fórum, batizado como "Propostas para uma cidade justa e sustentável", teve a participação de dez representantes de entidades envolvidas com o trânsito da cidade.

Em sua fala, Eduardo Jorge foi taxativo ao afirmar que o pedágio urbano é a principal maneira de retirar carros das ruas e melhorar a qualidade do ar da cidade.

"Enquanto não houver pedágio urbano, estaremos falando à toa", disse. Na opinião do secretário, é preciso instituir o conceito do "poluidor- pagador".

"A verdade é que não existe dinheiro novo para se investir em transporte de qualidade. E mesmo quando isso acontece, as pessoas não querem deixar o carro em casa. Na minha opinião, quem insistir no uso do carro na região central da cidade, deve pagar por isso."

O secretário cita como exemplo a região da Vila Mariana, zona sul - onde mora. "A região tem um transporte de qualidade razoável, é bem servida pelo metrô, mas as pessoas de classe média e alta não abrem mão dos veículos", diz.

Segundo ele, os recursos arrecadados serviriam para melhorar o transporte que já existe. "Se a classe média utilizasse o serviço de transporte comumente, a pressão seria muito maior para que se melhorasse o serviço", diz.

Para a assessora da Diretoria de Operações da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Kátia Vespucci, não há uma solução para o problema a curto prazo. Na opnião dela é preciso esforço para um planejamento integrado na cidade, incluindo o uso do solo.

A idéia do pedágio urbano chegou a ser cogitada durante a gestão do prefeito Gilberto Kassab (DEM), mas não foi adiante. Kassab já demonstrou interesse público em se candidatar nas eleições de outubro para um novo mandato.

  • Imprima esta notícia
  • Envie esta notícia por e-mail

Busca

Busque outras notícias no Terra: