inclusão de arquivo javascript

 
 

EUA grampearam Palácio da Alvorada, diz revista

19 de março de 2004 15h56 atualizado às 15h56

Capa da Carta Capital com a denúncia do grampo no Alvorada. Foto: Divulgação

Capa da Carta Capital com a denúncia do grampo no Alvorada
Foto: Divulgação

Uma reportagem da revista Carta Capital denuncia que o governo norte-americano grampeou o Palácio da Alvorada e do Itamaraty. A reportagem assinada pelo jornalista Bob Fernandes entrevistou o ex-diretor do FBI no Brasil de 1999 a 2003, Carlos Costa. O diretor não confirma, nem desmente o grampo, mas ao ser perguntado por Bob Fernandes, se surpreende e indaga: "Como você soube disso?".

Carlos Costa, português com cidadania norte-americana, diz que a Polícia Federal do Brasil era subornada por órgãos do governo norte-americano em troca de favores e serviços. "Nós compramos vossa polícia", afirmou Costa à Carta Capital.

O diretor fez outras denúncias contra o governo norte-americano. Costa diz que o ex-presidente iraquiano Saddam Hussein teria se encontrado com o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Donald Rumsfeld, em dezembro de 1982. Na ocasião, os dois teriam negociado compra e venda de antraz, que pode ser usado como arma química.

As informações são do Jornal do Terra, que entrevistou o jornalista Bob Fernandes. A revista chega às bancas na segunda-feira.

º Veja a entrevista no Jornal do Terra

Redação Terra