Política

Política

Quinta, 24 de abril de 2008, 18h30 Atualizada às 19h09

Executiva do PT veta aliança com o PSDB em BH

A Comissão Executiva Nacional do PT decidiu proibir a aliança entre a legenda com o PSDB em Belo Horizonte. Em nota divulgada pelo PT, o partido afirma que "não autorizará, em nenhuma hipótese, o PT a participar de qualquer coligação da qual faça parte o PSDB naquela capital (de Minas)".

» PT-MG defende aliança informal com PSDB
» PT abre mão de candidatura própria
» Opine sobre o veto do PT

A nota diz ainda que a simples idéia de uma aliança PT-PSDB em Belo Horizonte "extrapola a dimensão política de um simples acordo municipal". "O governo Aécio não se coaduna com o que o PT quer para Minas Gerais e muito menos para o Brasil". A nota divulgada pelo PT ainda faz críticas ao governo Aécio dizendo que a gestão do tucano é marcada por ações como "mínimos investimentos na área social, ausência de participação popular e falta de transparência no gasto público".

A Executiva Nacional PT mostra, na nota, a posição do partido de vetar de maneira irreversível a possibilidade de o PSDB integrar a chapa PT, PSB e PMDB. O partido, no entanto, não deu sua posição oficial sobre um apoio "informal" do PSDB à candidatura do atual secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Marcio Lacerda (PSB), que tem como vice o deputado estadual Roberto Carvalho (PT).

Mais cedo, o presidente do diretório estadual do PT de Minas Gerais, Reginaldo Lopes, defendeu que o PSDB feche apenas uma aliança informal de apoio ao candidato a prefeitura de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB).

O secretário-geral do PT, deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP), disse que o partido proibiu uma aliança com PSDB em Belo Horizonte nas eleições municipais deste ano porque a parceria teria grande efeito nacional, principalmente nas eleições de 2010.

"Nós temos hoje no PT uma visão muito clara de que 2008 é uma referência para 2010, qualquer aliança com o PSDB descaracteriza a proposta do PT", afirmou. O deputado disse, no entanto, que não está descartado o apoio informal dos tucanos caso eles assim decidam. "Eu não posso orientar o PSDB a fazer nada, até que seria bom (se pudesse), mas eu não tenho esse poder", ironizou o deputado.

O secretário-geral do partido garantiu que a decisão da Executiva Nacional do PT não desautoriza o atual prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), que segundo ele fica livre para fechar aliança com o secretario de Desenvolvimento Econômico de Minas, Márcio Lacerda, apesar de ele ser aliado do tucano Aécio Neves.

  • Imprima esta notícia
  • Envie esta notícia por e-mail

Busca

Busque outras notícias no Terra: