inclusão de arquivo javascript

 
 

Tremor que atingiu SP é sentido em outros Estados

22 de abril de 2008 22h09 atualizado em 23 de abril de 2008 às 01h25

O tremor de terra de 5,2 graus na escala Richter registrado a 270 km da cidade de São Paulo e a 218 km de São Vicente foi sentido também em outros Estados, como no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, no Paraná e em Santa Catarina. O índice máximo na escala Richter é de 9 graus. O abalo em São Paulo também foi constatado pelo órgão americano U.S. Geological Survey (USGC).

» Tremor de 5,2 graus atinge SP
» Moradores de SP relatam tremor
» vc repórter: mande fotos e notícias
» Presenciou o tremor? Comente aqui

O epicentro do tremor foi registrado no mar, na costa do Estado, segundo informou o professor George França, do Instituto de Geociências e funcionário do observatório. O sismo durou aproximadamente 5 segundos.

Moradores de cidades de São Paulo e de vários bairros da capital paulista relataram terem sentido o tremor. O Corpo de Bombeiros recebeu inúmeras ligações, mas não houve registros de ocorrências.

Os Bombeiros do Rio informaram que receberam chamados de pessoas relatando tremores em dois bairros de Jacarepaguá e Ilha do Governador, na capital, e em Angra dos Reis.

O diretor da Defesa Civil do Estado do Rio, coronel Souza Filho, afirmou que a instituição está em alerta nas próximas horas, enquanto não for comunicada pelas autoridades responsáveis sobre o tremor de terra.

"A gente ainda não sabe se pode acontecer de novo. Sendo assim, vamos continuar de prontidão", disse. O coronel afirmou que recebeu relatos de tremor na Praça Seca e na Freguesia, em Jacarepaguá, na zona oeste da capital, e na Ilha do Governador, na zona norte, assim como na cidade de Angra dos Reis.

Já o coordenador da Defesa Civil do município do Rio, coronel João Carlos Mariano, informou que a instituição recebeu ligações de várias partes da cidade, mas também não registrou nenhum problema causado pelo tremor.

Em Florianópolis, o Corpo de Bombeiros recebeu chamados de quatro locais da Grande Florianópolis - no bairro da Trindade, na região da UFSC, na região Agronômica, onde fica a residência oficial do governador, e na área central. De acordo com os Bombeiros, o abalo também foi sentido em Joinville, onde foram registrados 20 chamados.

Os Bombeiros do Paraná confirmaram que o abalo foi sentido em Curitiba.

Internautas de Minas Gerais também disseram que sentiram tremores de terra. A Defesa Civil e os Bombeiros do Estado ainda não confirmaram nenhum chamado de pessoas que presenciaram o abalo.

Redação Terra