inclusão de arquivo javascript

 
 

Dengue: Justiça manda indenizar família de vítima

19 de março de 2008 20h54 atualizado às 21h08

A Justiça do Rio de Janeiro deu ganho de causa hoje à família de um adolescente que morreu de dengue em 2002. A prefeitura da capital fluminense e o governo do Estado foram condenados a pagar R$ 30 mil de indenização por omissão no combate à doença. As informações são do Jornal Nacional.

» Conheça as formas de contágio
» Veja como se prevenir
» Quadro é preocupante, diz ministro
» Nº de casos pode ser 30 vezes maior

Prefeitura e governo do Estado podem recorrer da decisão da Justiça. O Sindicato dos Médicos do Estado do Rio de Janeiro anunciou hoje que vai fazer uma denúncia crime na Justiça contra os governos municipal, estadual e federal por negligência no atendimento aos doentes de dengue.

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro informou hoje que 47 mortes por dengue foram confirmadas neste ano no Estado, das quais 20 foram pela variação hemorrágica da doença. De acordo com a secretaria, o número de mortes causadas pela doença supera o registrado no ano passado, quando ocorreram 30 óbitos.

Segundo a secretaria, outras 49 mortes ainda estão sendo investigadas pelas autoridades estaduais. Ao todo, foram registrados mais de 32 mil casos da doença em todo o Estado. A maioria dos casos ainda se concentra na capital. Apenas no município do Rio, já foram registrados 20.269 pacientes com dengue e 29 mortes.

A prefeitura do Rio de Janeiro nega que haja uma epidemia da doença, visto que isso só ocorreria se fossem confirmados 300 casos por 100 mil habitantes em um mês. Até agora, o índice mais alto mais registrado na cidade foi de 158 casos por 100 mil habitantes, em fevereiro.

Redação Terra