inclusão de arquivo javascript

 
 

Mulher mais idosa do Brasil completa 128 anos

28 de fevereiro de 2008 16h08 atualizado às 17h14

Segundo o RankBrasil, Maria Olívia também é a mãe mais velha do País. Foto: RankBrasil/Divulgação

Segundo o RankBrasil, Maria Olívia também é a mãe mais velha do País
Foto: RankBrasil/Divulgação

O RankBrasil, equivalente de recordes no Brasil ao Guinness, aponta Maria Olívia da Silva como a mulher mais idosa do País. Ela nasceu em Itapetininga, interior de São Paulo, no dia 28 de fevereiro de 1880 e completa hoje 128 anos. Atualmente, ela mora em Astorga, no interior do Paraná.

» Veja fotos da idosa
» Morre a pessoa mais velha do Japão

Segundo o RankBrasil, ela também é a mãe mais velha. Dona Maria, como é conhecida, teve dois casamentos, dez filhos naturais e mais quatro de adoção. Apenas três ainda estão vivos. Ela mora com um dos filhos, Aparecido da Silva.

A mulher que cuida da idosa, Edna Pereira dos Santos, disse que é uma emoção vê-la chegar a essa idade. "É muita fé em Deus. Ela já está bastante debilitada, está de cama faz seis meses, já não anda e se alimenta pouco. Hoje ela está faceira e me pediu um vestido novo para comemorar o aniversário", completou.

Na tarde de hoje, a Igreja da Congregação irá realizar uma festa para comemorar o aniversário. "Quero viver mais uns dois anos e hoje quero ver a casa cheia de irmãos orando por mim. Estou muito feliz", disse Dona Maria depois de perguntar pelo bolo.

Maria Olívia presenciou fatos importantes da história do País, como a libertação dos escravos, em 1888, e a proclamação da República, em 1889.

Redação Terra