Estudo: 28% beberam todos os dias nos últimos 3 meses

18 de fevereiro de 2008 • 11h10 • atualizado às 11h10

A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo divulgou nesta segunda-feira um estudo que aponta que consumir bebidas alcoólicas todos os dias é mais comum que fumar no mesmo ritmo. Dos 339 entrevistados, 250 (73,7%) afirmaram já terem feito uso de álcool na vida e 28% dessas pessoas disseram que tomaram bebidas alcoólicas diariamente ou quase todos os dias nos últimos três meses. Já dos 66,3% que já experimentaram cigarros ou derivados de tabaco, 12,4% afirmaram que fumam diariamente.

» 60% dos fumantes consomem 2 maços
» Opine sobre o assunto
» vc repórter: mande fotos e notícias

"A cultura de aceitação social da bebida alcoólica faz com que o hábito de beber eventualmente se torne cada vez mais freqüente, chegando ao ponto de a pessoa não passar sequer um dia sem uma dose", afirmou a diretora do Centro de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), Luizemir Lago. "Este é o primeiro passo para a dependência em relação ao álcool".

Em terceiro lugar no uso freqüente de substâncias psicoativas ficou a maconha. Dos 23,6% que informaram já ter experimentado a droga, 4,72% fumam diariamente. Dos que já experimentaram cocaína ou crack, 3,24% informaram que usam essas drogas todos os dias.

Para o levantamento foi utilizado o teste Assist (Alcohol, Smoking and Substance Involvement Screening), que consiste na aplicação de um questionário para identificar rapidamente o perfil do uso de substâncias psicoativas. Pessoas com alto grau de dependência foram encaminhadas a serviços especializados de saúde para tratamento.

Os dados foram coletados em locais de grande circulação da cidade, como Parque da Luz, Pátio do Colégio e avenida Paulista.

Redação Terra
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »