inclusão de arquivo javascript

 
 

Rio: fiéis fazem festa em homenagem à Iemanjá

29 de dezembro de 2007 20h03 atualizado às 20h51

Milhares de adeptos das religiões afro-brasileiras umbanda e candomblé participaram na tarde deste sábado de uma festa em homenagem a Iemanjá - orixá que representa a "rainha do mar" - no Rio de janeiro. O evento começou com uma carreata que partiu do Mercadão de Madureira, na zona norte da capital fluminense, e seguiu até a praia de Copacabana, na zona sul. Mais de 30 ônibus e carros de passeio percorreram diversas ruas da cidade atrás de um veículo com a imagem de Iemanjá.

» Veja mais fotos
» vc repórter: mande fotos e relatos

Na praia, os fiéis fizeram uma reunião com danças em uma tenda montada na altura do posto 4 de Copacabana. Em seguida, mais de 50 pequenos barcos com flores e outras oferendas para Iemanjá foram lançados ao mar. Segundo estimativa do chefe operacional da Guarda Municipal, Celso Abraaão, cerca de 2 mil pessoas participaram do evento.

Diversas pombas brancas foram soltas. Conforme o presidente da Irmandade Religiosa e Cultural Afro-Brasileira, Renato de Obaluiaê, as aves representam um pedido de paz para 2008. "Nosso grande pedido neste fim de ano é que tenhamos um 2008 com menos violência na nossa cidade, que haja mais interesse dos nossos políticos em combater a criminalidade", afirmou.

Em frente a tenda montada para o evento, o escultor Isaac Couto, 35 anos, que trabalha há 17 anos produzindo esculturas de areia na orla, construiu uma imagem de Iemanjá de aproximadamente 3 m de altura.

Além da tenda principal, outras estruturas menores foram montadas por representantes de alguns centros espíritas, que ofereceram atendimento espiritual gratuito.

Redação Terra