Operário trabalha na montagem de palco para a festa da virada de ano na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro |
» Réveillon terá 70% menos policiais civis
» vc repórter: mande fotos e notícias
» Leia mais notícias do jornal O Dia
Este ano, o estacionamento do Rio Sul não ficará aberto. Devido à decisão da nova direção do shopping de Botafogo, quem for à festa terá menos 1,2 mil vagas, já que perderá as 1,5 mil do centro comercial, mas terá 300 novas em outro local. A novidade levou a prefeitura a reforçar o apelo para que o transporte coletivo seja utilizado.
Para fazer o patrulhamento e ordenar o trânsito nos locais de comemoração, a Guarda Municipal montou um esquema que contará com 1.100 guardas das 7h do dia 31 às 7h do dia 1º de janeiro. Outros 780 homens farão o trabalho de rotina no resto da cidade. A Polícia Civil deslocará um efetivo de 1.995 homens, duplicando o plantão de todas as delegacias na passagem do ano. A Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) será responsável pelo reforço da vigilância nas carceragens do estado.
A maior concentração de esforços será em Copacabana. Lá, 450 guardas municipais vão atuar, oito com cães de guarda junto às estações de metrô da Siqueira Campos e Cardeal Arcoverde. No bairro, a prefeitura montará quatro postos de saúde, um deles junto ao palco, com três leitos. No total, serão 47 leitos só em Copacabana. Das 46 ambulâncias com UTI, 29 ficarão no bairro. Outros seis postos de saúde serão instalados no Flamengo, Penha, Ilha do Governador, Barra de Guaratiba, Sepetiba e Paquetá.
Mudanças no trânsito
Como nos anos anteriores, as alterações no trânsito começam às 7h do dia 31, quando será fechada a pista da avenida Atlântica junto à praia, a rua Francisco Otaviano até a avenida Nossa Senhora de Copacabana e a pista sentido praia da avenida Princesa Isabel a partir da rua Barata Ribeiro até a Atlântica.
A pista de subida, próxima aos prédios, será interditada às 15h, assim como a Nossa Senhora de Copacabana e as ruas Domingos Ferreira e Aires Saldanha. As 34 ruas transversais à praia serão bloqueadas. Fora moradores, nenhum carro poderá circular no bairro depois das 18h.
Para compensar parte da perda com o fechamento da garagem do Rio Sul, as 300 novas vagas serão abertas em frente ao Rio Plaza Shopping, em Botafogo. "Isso não é suficiente. Por isso reforçamos o pedido à população para que use o transporte público no dia 31", sugere o secretário municipal de Transportes, Arolde de Oliveira.
Ação contra roubo em hotéis
A ousadia de bandidos que assaltaram dois hotéis em Copacabana na noite de Natal levou autoridades a pensar em ações para melhorar a segurança do setor. Ontem, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio, Alfredo Lopes, reuniu-se com o titular da Delegacia Especial de Atendimento ao Turista (Deat), Fernando Veloso, e o comandante do Batalhão de Policiamento Turístico, tenente-coronel Édson de Almeida, para anunciar a criação do registro eletrônico.
O mecanismo entrará em funcionamento após o Réveillon. Através de um formulário-padrão, qualquer funcionário pode relatar um delito sofrido pelo hóspede e enviar o caso por e-mail à Deat.
"Isso não substitui o registro oficial nem tem efeito para seguro, mas gera investigações. O objetivo é a polícia ser informada de crimes dos quais não seria comunicada pela vítima. Muitos turistas não vão à delegacia fazer ocorrência. Com essas informações, vamos planejar com eficácia ações estratégicas de combate ao crime", explicou Veloso.
Resgate em toda a orla
Todas as torres de salvamento de Ipanema, Copacabana e Barra serão transformadas em unidades do Corpo de Bombeiros com guarda-vidas, bombeiros de resgate, maqueiros, brigadistas e socorristas. Ao todo, 530 militares, 100 da área médica, trabalharão nas 10 festas de Réveillon da cidade, com 50 veículos, entre motos, ambulâncias e carros de combate a incêndio. Só em Copacabana serão 200 bombeiros e 22 carros.
A maior parte dos trabalhos de preparação para o Réveillon começa bem antes da festa da virada. Hoje, técnicos da Defesa Civil vão percorrer a orla vistoriando prédios e estruturas que serão utilizadas no Réveillon. A partir das 7h do dia 31, serão 120 funcionários do órgão com 14 viaturas em todos os pontos onde há festa promovida pela prefeitura.
Ontem, começou a instalação dos fogos de artifício nas seis balsas que ficarão nas praias do Flamengo e Icaraí, em Niterói. As oito balsas - fornecidas pela Superpesa - que lançarão os fogos em Copacabana começaram a ser vistoriadas ontem.
O Dia - © Copyright Editora O Dia S.A. - Para reprodução deste conteúdo, contate a Agência O Dia.