inclusão de arquivo javascript

 
 

Tremor: governador decreta estado de emergência

10 de dezembro de 2007 14h04 atualizado às 16h27

O governador de Minas Gerais, Aécio neves, visitou, por volta das 12h de hoje, as famílias que ficaram desabrigadas com tremor de terra que atingiu a comunidade de Caraíba, que fica no município Itacarambi, no norte de Minas Gerais. Aécio assinou um decreto que coloca a cidade em situação de emergência. Assim, o processo de licitação para a reconstrução das 75 casas afetadas poderá ser dispensado.

» Veja mais fotos
» Veja o vídeo
» MG: tremor de terra mata criança
» vc repórter: mande fotos e notícias

O tremor de terra atingiu 76 casas e aproximadamente 380 pessoas foram afetadas. Desse total, seis residências foram totalmente destruídas. A parede de uma delas caiu sobre três crianças que dormiam em um dos quartos. Jeissiane Oliveira da Silva, 5 anos, morreu na hora sob os escombros. Foi a primeira vez que o Brasil registrou um tremor de terra com vítima fatal.

Todas as famílias atingidas estão recebendo alimentação, colchões e cestas básicas da Defesa Civil Estadual. De acordo com o pesquisador do Departamento Sismológico da Universidade de Brasília Lucas Vieira de Barros, as casas deverão ser reconstruídas em um local seguro e com estrutura mais bem feita.

Uma das famílias que perdeu tudo é da lavradora Maria Macedo de Oliveira. Ainda abalada e chorando muito, ela relembra o momento do tremor. "Foi um estrondo muito forte. Na hora não deu pra ver nada. Só notei quando a porta do banheiro se soltou e voou longe. A casa caiu toda e nós perdemos tudo", conta ao mostrar os móveis, roupas e utensílios empilhados em um ginásio da cidade.

O lavrador Altivino Neves de Sousa recordou que dormia com os filhos em casa e, quando ouviu o barulho, deu tempo apenas de salvar as crianças. "É uma coisa que eu nunca vi. Já ouve vários pequenos tremores, mas igual a este é a primeira vez. Ninguém quer voltar a morar lá", disse.

Redação Terra