Lula é solicitado para mediar crise com a Venezuela

26 de novembro de 2007 • 03h53 • atualizado às 04h18

O senador colombiano Juan Manuel Galán propôs, neste domingo, a mediação do presidente do Luiz Inácio Lula da Silva na crise entre Colômbia e Venezuela, gerada após os últimos ataques verbais entre o presidente colombiano, Álvaro Uribe, e seu colega venezuelano, Hugo Chávez.

Juan Manuel Galán, filho do assassinado candidato presidencial Luis Carlos Galán, pediu que Lula "convoque urgentemente, ainda esta semana, uma reunião tripartida para que os presidentes Uribe e Chávez sentem-se para dialogar".

As relações entre Bogotá e Caracas começaram a se deteriorar na quarta-feira com a decisão do Governo colombiano de dar por encerrada a missão encomendada, em agosto, ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez, para buscar um acordo com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) que permitisse a libertação dos seqüestrados por essa guerrilha.

No sábado, Chávez disse sentir-se "traído" por Uribe e advertiu que as relações bilaterais seriam comprometidas.

Nesse mesmo dia, Uribe reiterou, em tom conciliador, sua "disposição de manter um diálogo construtivo" com Chávez, e acrescentou que as Farc tinham o interesse de "criar fissuras e antagonismos entre Colômbia e Venezuela".

No domingo, Chávez anunciou que colocaria em um "congelador" a relação com a Colômbia e chegou a dizer que o presidente da Colômbia "cuspiu" em seu rosto.

Ainda no domingo, e após esse forte pronunciamento do Governo venezuelano, o presidente da Colômbia disse a Chávez para não "incendiar o continente" e o acusou de promover "um projeto expansionista".

"Suas palavras e suas atitudes dão a impressão de que o senhor (Chávez) não está interessado na paz da Colômbia, mas em que a Colômbia seja vítima de um Governo de terrorista das Farc", afirmou Uribe.

EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »