A maior árvore de Natal do mundo tem 84 m |
Rose Mary de Souza
Direto de Campinas
São Paulo
» Veja mais fotos 
» vc repórter: mande fotos e notícias
Para erguer, montar e iluminar a árvore foram contratados 20 profissionais. Para deixar em pé sua armadura, foram usados 350 t de aço e concreto armado, 15 km de cabo de aço esticado, um tubo central (haste) com 1,5 m de espessura e 12 m de raiz que formam a base da figura em forma de cone. O esqueleto é recoberto com 90 holofotes de lâmpadas a base de vapor de 400 watts cada e 14 km de festão prateado.
A estrela na ponta mede 4 m de diâmetro e é recoberta com 120 m de mangueira luminosa enfeitada com 30 lâmpadas estraboscópicas. A árvore é acesa às 20h e pode ser avistada ao longe e até das cidades vizinhas. Ela será desmontada no dia 6 de janeiro.
"Em Itu tudo é grande"
Itu ganhou a fama de Cidade dos Exageros na década de 1960 através do humorista Simplício (Francisco Flaviano de Almeida, nascido em Itu em 1916 e falecido em 2004). Ele atuou por anos no programa de TV A Praça é Nossa e tinha como bordão "em Itu tudo é grande".
Orelhão de Itu e Semáforo Gigante
A cidade começou a fazer valer a rápida notoriedade alcançada pela atração humorística. A praça Padre Miguel ganhou um telefone público gigante ou, como denominou Simplício, o Orelhão de Itu.
Ao lado das escadarias da imponente Paróquia de Nossa Senhora da Candelária, num dos cruzamentos mais movimentados do coração da cidade, os motoristas nem podem reclamar que não perceberam as luzes do Semáforo Gigante. Ele funciona. Sua desobediência é uma infração de trânsito, gera multa e pontos na carteira de habilitação.
Lápis e caneta gigantes
Nas lojinhas, o turista encontra souvenirs em tamanho exagerado que lembram a visita à cidade. As opções são variadas. Lápis e canetas com meio metro de comprimento com dispositivo para pendurar, caixa de fósforos e pentes para os cabelos que não cabem nos bolsos e óculos de sol coloridos. Um clips para segurar papéis de Itu é suficiente para um caderno universitário de capa dura com 200 folhas.
O vendedor Gustavo Tordin, morador da cidade de Valinhos, quando passa por Itu vai em busca de novidades e sempre leva alguma lembrançinha para divertir a família. "Um cotonete gigante para um tio limpar melhor os ouvidos e um curativinho transparente para avó que se machucou" era a lista dele desta vez.
Na loja O Gigantão, a vendedora Rebeca Evelin Romanesi, conta que as pessoas olham toda a coleção distribuída pelo espaço para depois decidir o que levar. Produtos sugestivos e com duplo sentido de interpretação podem rendem boas risadas tanto para quem está comprando como para quem vai ganhar. Um volumoso rolo de papel higiênico com o nome fantasia "Veludo" pode render boas piadas. "O segredo é o bom humor", diz ela.
Redação Terra