Senado: Virgílio adia relatório sobre Renan na CCJ

19 de novembro de 2007 • 17h58 • atualizado às 18h05

Maria Clara Cabral
Direto de Brasília

Brasília


O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (PSDB-AM), comunicou na tarde desta segunda-feira que não vai apresentar essa semana o relatório sobre o pedido de cassação do presidente licenciado do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa. Com isso, a votação do processo de perda de mandato de Calheiros não deve ocorrer no Plenário na quinta-feira, como era previsto.

» Líder do PT nega manobra por CPMF
» Viana garante votação antes da CPMF
» Líder do PSDB será relator na CCJ
» Oposição tenta adiar votação de Calheiros

Virgílio foi designado relator da matéria pelo presidente do colegiado, Marco Maciel (Democratas-PE). O texto deve analisar apenas a constitucionalidade do processo que resultou no relatório do senador Jefferson Peres (PDT-AM), pedindo a cassação de Calheiros pelo suposto uso de laranjas para comprar veículos de comunicção em Alagoas.

"Não apresento o relatório essa semana. Não tenho nada a ver com o calendário do governo. Tenho que seguir a minha consciência. Já avisei o Marco Maciel e vou agora avisar o Tião Viana (presidente interino do Senado)", afirmou o parlamentar.

Mais cedo, Tião Viana (PT-AC) havia confirmado que a votação do processo de cassação contra Calheiros iria acontecer na quinta-feira. O temor da oposição é que o PT vote pela absolvição do peemedebista em troca de votos para aprovar a prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) até 2011.

A líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (PT-SC), negou hoje que o partido esteja manobrando para votar pela absolvição de Calheiros em troca de votos pela prorrogação da CPMF. A líder atribui a especulação a tentativa de oposicionistas em criar um clima de "confusão".

Redação Terra
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »