inclusão de arquivo javascript

 
 

Horário de verão começa no dia 14 de outubro

09 de outubro de 2007 18h29 atualizado em 12 de outubro de 2007 às 06h59

O horário brasileiro de verão começa no dia 14 de outubro. À 0h de domingo desse dia os relógios deverão ser adiantados em uma hora, e devem ficar assim até o dia 16 de fevereiro de 2008 nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

» Opine sobre o assunto
» vc repórter: mande fotos e relatos

Desde 1985 o horário de verão é implantado na segunda quinzena de outubro. Excepcionalmente no ano passado, a pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele foi adiado por 3 semanas, por causa do segundo turno das eleições.

A implantação do horário de verão tem como principal meta a redução do consumo de energia nos horários de pico de carga do sistema elétrico brasileiro. A associação de fatores como a mudança no comportamento dos consumidores e o término do expediente de trabalho mais cedo,ainda com luz natural, e o retardo do início da utilização pública de luz reduz o consumo de energia elétrica.

Além do Distrito Federal, o horário de verão abrange os mesmos estados dos últimos dois anos; Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Nesses Estados é possível um aproveitamento maior da luz solar nessa época do ano. A mudança de horário no período de verão é um recurso adotado por diversos paises do hemisfério Norte (de março a outubro) e do Hemisfério Sul (outubro a março). Entre eles, muitos da Europa, os Estados Unidos, Rússia, Austrália, Nova Zelândia, Chile, Paraguai e Uruguai.

Redação Terra