inclusão de arquivo javascript

 
 

SC: 300 estudantes ocupam reitoria da UFSC

22 de agosto de 2007 17h57 atualizado às 20h43

Os estudantes protestam contra a falta de professores em alguns cursos da instituição. Foto: Fabrício Escandiuzzi/Especial para Terra

Os estudantes protestam contra a falta de professores em alguns cursos da instituição
Foto: Fabrício Escandiuzzi/Especial para Terra

Cerca de 300 estudantes invadiram o prédio da reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina nesta quarta-feira para protestar contra a falta de professores em alguns cursos da instituição.

» Veja mais fotos
» Veja o vídeo
» vc repórter: mande fotos e notícias

Os alunos apresentaram uma série de reivindicações ao reitor Lúcio José Botelho. Eles também se queixam do fechamento da Biblioteca Central e do restaurante do campus universitário de Florianópolis, devido à greve dos servidores administrativos que já completa 80 dias. Alguns dos universitários chegaram a chorar ao falar sobre a falta de aulas em algumas disciplinas.

De acordo com o reitor, existem muitos professores substitutos, mas o Ministério da Educação ainda não autorizou novas contratações. "Apóio o movimento que gera diálogo, mas não acho que a ocupação seja a melhor saída", destacou. "Os estudantes deveriam nos ajudar a pressionar o governo federal a liberar o concurso para novos docentes".

Após conversar com Botelho, os alunos decidiram, em uma rápida assembléia, fechar o acesso à reitoria. Eles usaram tapumes para bloquear as portas e sentaram no chão, prometendo passar a noite no local. Rapidamente, um outro grupo de estudantes providenciou lanches para os que decidiram manter a ocupação.

Os líderes do movimento afirmam que permanecerão no prédio da reitoria por tempo indeterminado.

A greve dos servidores é realizada em 46 universidades federais no País. Em Santa Catarina, além do restaurante e da biblioteca, setores como o Núcleo de Processamento de Dados (NPD) e o Departamento de Administração Escolar (DAE) não estão funcionando.

Redação Terra