inclusão de arquivo javascript

 
 

População de detentos sobe para 419 mil no Brasil

24 de julho de 2007 16h43 atualizado às 17h56

Um levantamento realizado pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério da Justiça, aponta que o Brasil já conta com uma população prisional de mais de 419 mil detentos. Os dados são do Sistema Integrado de Informações Penitenciárias (Infopen), a partir de números enviados pelos Estados brasileiros. Os dados mostram que houve um aumento de 18 mil presos desde dezembro do ano passado. As informações são do Ministério da Justiça.

» vc repórter: mande fotos e relatos

Atento a esse cenário, o governo federal trabalha para ajudar os Estados com recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen). Nos últimos quatro anos, foram criadas mais de 22,7 mil vagas no sistema. A partir da implantação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), o Ministério da Justiça deverá criar 46,8 mil novas vagas (41,3 mil para homens e 5,5 mil para mulheres) até 2011.

De acordo com o levantamento, o déficit do sistema carcerário atinge a marca de 127 mil vagas. Para o diretor-geral do Depen, Maurício Kuehne, o número é um alerta para que os Estados fiquem atentos. "Esse quadro revela a necessidade de investimentos maciços na área prisional por parte de todas as unidades federadas", afirmou.

Redação Terra