Calheiros tem 1 semana para entregar documentos

05 de julho de 2007 • 18h07 • atualizado às 18h24

Maria Clara Cabral
Direto de Brasília

Distrito Federal


Após reunião na tarde desta quinta-feira, o Conselho de Ética estipulou que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), entregue os documentos necessários para a realização completa da perícia até o fim da semana que vem.

» Entenda as denúncias contra Calheiros
» Calheiros evita comentar investigações
» Calheiros: conselho analisará patrimônio
» Opine sobre o caso

Segundo o relator Renato Casagrande (PSB-ES), a Polícia Federal ficou de entregar ao Conselho uma lista completa da documentação que será necessária para a perícia. Calheiros terá então uma semana para apresentar esses documentos.

Além disso, o Conselho de Ética também determinou o prazo de cinco dias a partir de hoje para que o presidente da Casa e o Psol apresentem sugestões e perguntas que desejam fazer à Polícia Federal.

"Estamos questionado a quem representou e ao representado se tem alguma coisa mais que eles gostariam de acrescentar. Estamos facultando ao Psol e ao Renan a possibilidade de acrescentar perguntas à PF", afirmou Casagrande.

Nesta quinta pela manhã, Casagrande, a outra relatora da comissão Marisa Serrano (PSDB-MS) e o presidente do Conselho, Leomar Quintanilha (PMDB-TO), estiveram na Polícia Federal, que deu o prazo de vinte dias para concluir o aprofundamento da perícia nos documento de Calheiros, a partir da representação do material completo.

Almeida Lima (PMDB-SE), o terceiro relator, não participou de nenhum dos encontros. Apesar disso, Marisa Serrano negou que ele já esteja se afastando da comissão. "Ele está sabendo de tudo que passa e concordou tranquilamente", disse a senadora.

Hoje, a cúpula do Conselho anunciou que fará uma investigação na movimentação financeira de Calheiros no período entre 2002 e 2006 e cruzá-la com um levantamento dos dados da União liberados para a construtora Mendes Júnior. O lobista da empresa é suspeito de pagar despesas pessoais de Calheiros.

Ao chegar no Congresso, o presidente da Casa não quis detalhar se apresentará mais documentação de defesa e também não comentou a nova etapa das investigações.

Redação Terra
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »