» Advogado pedirá reversão de prisão
» Aeronáutica manda prender controlador
Segundo o jornal Folha de S.Paulo, além dos inquéritos militares que já correm e são muito lentos, a decisão é prender, com base no regulamento disciplinar, os líderes, que são qualificados como "sabotadores". Em caso de reincidências, isso pode resultar em expulsão.
Oficialmente, o Planalto divulgou que Lula disse ao comandante da FAB, brigadeiro Juniti Saito, que "a Aeronáutica deve tomar todas as medidas que considerar adequadas para estabelecer o fluxo e a normalidade do tráfego aéreo". Na FAB, as medidas consideradas "adequadas" são as prisões administrativas imediatas.
De acordo com o secretário da categoria em Guarulhos, o controlador Maurício Pereira, a ordem de prisão de Trifilio e a ameaça de endurecimento "entornaram o caldo e a situação ficou insustentável". Os líderes moderados, que defendem a negociação com o governo, estariam sendo isolados pelos mais radicais, que pregam um confronto mais direto.
Redação Terra