Ministério da Defesa investiga suposta modificação de foto de militar |
» vc repórter: Mande fotos e relatos
A possível farsa foi revelada pelo site humorístico Kibe Loco e já é objeto de investigação do Departamento de Inteligência e da Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério da Defesa.
A foto pode ser acessada no tópico 'Actividades', pelo link "Misiones de Paz", da página do exército boliviano (http://www.ejercito.mil.bo). Um militar, que segura uma pequena criança no colo, ilustra o texto sobre a participação do país em intervenções humanitárias da ONU em todo o mundo, em especial no Congo.
No ombro do militar, estão estampadas a palavra "Bolívia" e a bandeira do país. No título da página, uma declaração que parece frase proferida pelo militar: "Contribuir com o sorriso de uma criança é conseguir a PAZ no coração", redigida em espanhol.
Na foto que seria a original - recebida pelo autor do site Kibe Loko, Antonio Pedro Tabet, há dois dias -, o soldado tem a bandeira do Brasil e a inscrição - "Montanha" no ombro - designação dada aos militares treinados para combate em áreas montanhosas.
"Recebi a foto e chequei com uma conhecida no Exército se poderia ser de militar brasileiro. Com a confirmação, publiquei imediatamente. Fica claro que a versão do site boliviano é uma manipulação tosca", avaliou Tabet. O criador do Kibe Loco disse, no entanto, que não sabe a procedência da foto. "Enviei e-mail para o leitor que me mandou a foto, mas ainda não obtive resposta".
O Ministério da Defesa anunciou que a investigação foi iniciada na manhã desta sexta. O objetivo é esclarecer se houve manipulação da foto e a motivação para isso.
Já o Ministério das Relações Exteriores disse, através de assessoria, que só se manifestará se for oficiado pela Defesa. O DIA procurou representantes da embaixada da Bolívia no País , mas o porta-voz da missão boliviana não foi localizado.
O Dia - © Copyright Editora O Dia S.A. - Para reprodução deste conteúdo, contate a Agência O Dia.