inclusão de arquivo javascript

 
 

Marcha lembrará índio queimado em Brasília

13 de abril de 2007 10h52

O Dia do Índio, comemorado em dia 19 de abril, será marcado por mobilizações na capital federal. Os atos focarão os principais pontos da luta de povos indígenas, como saúde, educação, desenvolvimento e demarcação de terras. Entre as atividades programadas está uma marcha na Esplanada dos Ministérios na próxima terça-feira, em lembrança ao índio pataxó Galdino, morto em 1997 após ser queimado enquanto dormia por jovens brasilienses.

Na semana que vem, será montado em Brasília, na Esplanada dos Ministérios, o 4º Acampamento Abril Indígena. Cerca de 1,5 mil lideranças indígenas, que representam mais de 100 povos, devem participar. A organização do evento informa que está marcada para o dia 19 uma reunião com o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Meira, e a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie. No mesmo dia deve ocorrer também uma audiência no Senado Federal.

As comunidades indígenas também pediram um encontro com o presidente Lula que ainda não foi confirmado pelo Palácio do Planalto.

Jornal do Brasil
Jornal do Brasil