» "Plano de emergência" pode dobrar jornada nos aeroportos
» "Fuga em massa" para as praias preocupa Polícia Rodoviária
» Rodoviárias "acolhem" desistentes dos aeroportos
» Passageiros temem atrasos no retorno das férias
» Aéreas se dizem preparadas para novo "apagão"
Uma providência importante nessa época é checar com a companhia aérea, antes de sair de casa, se o vôo está confirmado e se há previsão de atraso. Caso a resposta seja positiva, o retardamento da saída de casa pode minimizar o desconforto de passar horas nos saguões.
Uma vez no aeroporto, um kit considerado básico pelos próprios passageiros deve conter um travesseiro, material para leitura, como revistas e jornais, alimentos, água e roupas limpas, que podem ser acondicionadas na bagagem de mão. Material de higiene pessoal, como escova de dentes e desodorante também podem ser úteis.
Durante a última crise do setor, no início de dezembro, passageiros chegaram a ficar por mais de 24 horas nos saguões dos aeroportos brasileiros, como os de Congonhas e Guarulhos, dois dos mais movimentados do País.
Com esse quadro, autoridades aeroportuárias também pedem para que os passageiros fiquem de olho na bagagem. Com o aumento do fluxo de pessoas, também é verificado o aumento de ocorrências policiais nos saguões, principalmente de furto malas e aparelhos eletrônicos.
Redação Terra