inclusão de arquivo javascript

 
 

Anac: caixas-pretas de avião da Gol estão danificadas

03 de outubro de 2006 15h43 atualizado às 20h15

Militares exibem a caixa preta do Boeing da Gol que caiu no MT. Foto: FAB/Divulgação

Militares exibem a caixa preta do Boeing da Gol que caiu no MT
Foto: FAB/Divulgação

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou hoje que as "caixas-pretas" do Boeing 737-800 da Gol, que caiu ao norte de Mato Grosso da sexta-feira, matando 155 pessoas, estão muito danificadas.

» Especial Vôo Gol 1907
» Veja mais fotos
» Veja fotos do local da queda
» Veja a lista de passageiros do vôo 1907
» Relembre os desastres aéreos que marcaram o Brasil
» Deixe uma mensagem para os familiares

A agência afirmou que foi encontrada apenas uma parte do registrador de voz, faltando a unidade de armazenamento de dados. Na segunda-feira, a agência havia informado que tinham encontrado as duas unidades. "Esta unidade (dados) é essencial para a análise e continuam as buscas por ela na Serra do Cachimbo (MT)", disse a Anac em nota.

O avião da Gol que fazia a rota Manaus-Rio de Janeiro caiu nas proximidades da Serra do Cachimbo, local de difícil acesso devido à mata densa da região, após uma suposta colisão com um jato Legacy, fabricado pela Embraer .

A "caixa-preta" do Legacy já está sendo avaliada, mas o seu conteúdo será revelado apenas após as informações serem cruzadas com as "caixas-pretas" do Boeing, de acordo com a Anac.

Conforme o brigadeiro Luiz Carlos da Silva Bueno, em entrevista na noite da segunda-feira, as informações de vôo do Boeing deverão ser encaminhadas para análise fora do País.

A Anac relatou ainda que a comissão que investiga o acidente, que tem como presidente o coronel Rufino Antonio da Silva Ferreira, está sendo formalizada nesta terça-feira com a designação de seis membros fixos para apurar os fatores operacional, material e humano relacionados ao acidente.

Também participam da comissão representantes dos fabricantes das aeronaves e dos motores, especialistas da Anac e do Comando da Aeronáutica, representantes internacionais e seus assessores, além de representantes de entidades de classe.

Reuters
Reuters - Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.